Val Carvalho: Transformar o muro de lamentações em trincheira de luta

Em meio à militância encontramos hoje um estado de desânimo e de muitas lamentações tal o sentimento de impotência que sentimos diante do avanço do golpe em aprovar, sem grandes resistências, seus projetos entreguistas e antissociais.

É um sentimento compreensível, que deixa todos nós tristes, mesmo querendo fazer algo para mudar essa situação de aparente conformismo. É nesse momento que temos de pensar em algo para levantar nosso moral.

Podemos, por exemplo, comparar a abnegada luta das vanguardas democráticas contra o golpe com aqueles grupos da “resistência francesa” contra a ocupação nazista. A luta deles era também muito desigual, mas lá estavam levantando heroicamente a bandeira da liberdade até o momento da “invasão da Normandia”, que rapidamente libertou a França do domínio alemão.

É nesse momento difícil, quando o povo ainda está anestesiado, que temos de ser como a resistência francesa. Não há outra alternativa senão a de manter nossas posições de luta até que esse mesmo povo consiga acordar e identificar no golpe as verdadeiras causas de suas desgraças.

Aí teremos a nossa “invasão da Normandia”, e, juntos, vanguardas e povo, nós derrotaremos o golpe e o retrocesso.

Val Carvalho é militante do PT-RJ