Valmir Prascidelli

Valmir Prascidelli é deputado federal pelo PT-SP, eleito para a 55ª legislatura (2015/2019) com 84.419 votos.

Bacharel em Direito, faz parte de uma nova geração de lideranças do PT. Eleito em 2012 vice-prefeito de Osasco (SP), a 4ª cidade com maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado e a 11ª do País, ocupou o cargo até sua posse como deputado federal.

Foi vereador em Osasco (2009/2012), onde foi líder do governo, presidente da comissão de economia e finanças e membro da comissão de constituição e justiça. Foi secretário de esportes em Osasco (2007/2008) e de habitação no município de Embu das Artes (2001/2002). Também foi Presidente da CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (2003/2005), a maior central de abastecimento do Brasil.

Iniciou sua participação política na juventude, através de grupo de jovens da igreja católica, depois, teve intensa militância como estudante e metalúrgico, nos movimentos popular e sindical, além de ter participado das fundações do PT e da CUT.

Foi candidato a presidente do sindicato dos metalúrgicos de Osasco pela chapa da CUT na eleição do sindicato em 1989 e ainda foi da direção estadual da CUT-SP e da coordenação do departamento dos metalúrgicos da CUT (1986/1988). No PT, foi presidente do Diretório municipal de Osasco (1995/1999) e Coordenador da Macrorregião Osasco (1999/2002).