“Vamos fazer mais porque sabemos governar Fortaleza”, diz Luizianne

Em debate da Rede Globo, candidata lembrou de sua gestão – elogiada até por adversários – e garantiu que vai trabalhar muito mais pela cidade

(imagem: reprodução)

“Eu fico muito feliz que todos os candidatos se referiram ao nosso governo de forma extremamente elogiosa, reconhecendo as nossas políticas. Estou quase pedindo votos a todos vocês”, brincou Luizianne Lins (PT) ao fim do debate desta quinta-feira (29) na TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo, com os candidatos a prefeito de Fortaleza (CE).

De fato, boa parte dos adversários de Luizianne em algum momento elogiou alguma política pública criada pela candidata enquanto governou a cidade, entre 2005 e 2012. Entre os feitos da petista lembrados pelos candidatos estiveram o Hospital da Mulher, a Rede Cuca e a requalificação da Praia de Iracema.

A candidata, por sua vez, criticou o fato de Fortaleza ter piorado tanto em emprego e renda. “Quando fui prefeita, Fortaleza foi durante seis anos a cidade do Nordeste que mais tinha empregos com carteira assinada”.

Para incentivar o empreendedorismo, Luizianne se comprometeu em criar o programa Fortaleza Empreendedora. Quando era prefeita, a agora candidata fez diversos programas de incentivo aos pequenos e médios empreendedores. Hoje, é possível ver o resultado: há uma grande quantidade de pequenos comércios por toda a cidade, dos bairros ricos à periferia.

Para incentivar o desenvolvimento profissional, garantiu que vai construir o maior polo textil do Norte-Nordeste na tradicional feira da José Avelino. “Temos que usar a criatividade”, afirmou.

“Não escondo meus líderes”

Luizianne afirmou que não esconde que tem no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma referência política. Por outro lado, criticou o fato do candidato Capitão Wagner (PR) não dizer à população quem o apoia.

“O Capitão Wagner não deixa claro quem está por trás do seu projeto político. Ele tem o apoio de Eunício Oliveira e Tasso Jereissati, além de Michel Temer. Eu não tenho vergonha alguma de deixar claro à população que o Lula é o presidente de honra do meu partido”.

Eu não tenho vergonha alguma de deixar claro à população que o Lula é o presidente de honra do meu partido.

Ainda sobre Capitão Wagner, disse que os servidores públicos municipais “estão estarrecidos” com a promessa do candidato de doar terrenos municipais para a construção de casas a policiais militares. “É estarrecedor que um prefeito prometa doar terrenos municipais a PMs, que são funcionários estaduais. Os servidores públicos municipais receberam essa notícia com muita indignação”.

Nas considerações finais, Luizianne reafirmou seu compromisso com uma cidade inclusiva, ou com “a Fortaleza da toda gente”, como diz um dos seus slogans de campanha. “Quero pedir o voto das mulheres, dos jovens, da população LGBT, dos negros e negras, das pessoas com deficiência, dos idosos e de todos aqueles que acreditam nesta cidade”.

“Quem deu o fardamento completo, a merenda escolar de qualidade, os remédios nos postos, o Hospital da Mulher, os CUCAs, a reforma do estádio Presidente Vargas, o Vila do Mar e a requalificação da Praia de Iracema, a tarifa mais barata do Brasil e tantas outras políticas pode fazer muito mais pela cidade. Nós sabemos governar Fortaleza”.

O debate foi muito comentado pelo Twitter. Veja o que foi dito:

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias