Veja calendário e o regulamento das eleições setoriais do PT

SORG prevê a realização dos encontros estaduais entre 2 e 24 de setembro e os encontros nacionais entre 30 de setembro e 29 de outubro

A partir do dia 2 de agosto terá o início o calendário para as eleições das secretarias e setoriais do Partido dos Trabalhadores. O processo será dividido em duas etapas, sendo uma estadual e a outra nacional, conforme prevê o regulamento aprovado em reunião da Secretaria Nacional de Organização e Secretaria Nacional de Movimentos Sociais com representantes dos setoriais na terça-feira (18).

Este calendário irá eleger os secretários ou coordenadores e os coletivos dos setoriais. Além disso, também são eleitos os delegados estaduais para os encontros nacionais. Depois, em setembro e outubro, serão eleitos os secretários/coordenadores e coletivos dos setoriais ou secretarias nacionais.

Secretarias e setoriais aprovam regulamento e calendário

No primeiro passo, no dia 2 de agosto, os diretórios deverão comunicar oficialmente a convocação dos encontros estaduais, conforme previsto no regulamento.

Os filiados nos estados e municípios já podem fazer suas opções setoriais. O prazo máximo é dia 18 de agosto e as opcões podem ser feitas pelo site do PT ou nos diretórios municipais e estaduais. Os filiados poderão escolher entre as nove secretarias setoriais e 14 setoriais que queiram participar como, por exemplo, setorial da educação, meio ambiente ou comunitário.

No entanto, alguns setoriais são classificados como identitários, ou seja, independe de opção (secretarias da Mulher, Juventude). Já LGBT e Combate ao Racismo dão direito a uma segunda opção, permitindo que o filiado milite em um ou dois setoriais.

A secretária Nacional de Organização do PT, Gleide Andrade, convoca os dirigentes estaduais a promoverem a divulgação das datas, uma vez que o processo eleitoral dos setoriais é imprescindível para a democracia partidária. “É através das secretarias e dos setoriais que o PT dialoga com a sociedade. É a forma que o partido tem de chegar àquelas camadas que não necessariamente estão organizadas via parlamento, sindicatos ou movimentos sociais”, declarou.

Etapa Nacional

Concluída a etapa estadual, será dado início à etapa nacional. Os delegados para os encontros nacionais serão os responsáveis por eleger os secretários/coordenadores e coletivos dos setoriais ou secretarias nacionais.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo tem até o dia 15 de setembro para registrar suas chapas. A Secretaria Nacional de Mulheres deve fazer o registro até o dia 22 de setembro; os setoriais, até 29 de setembro; e LGBT, até o dia seis de outubro.

Os encontros setoriais nacionais terão o seguinte calendário: Combate ao Racismo, de 30 de setembro a 1 de outubro; Mulheres, 7 e 8 de outubro; setoriais, 21 e 22 de outubro; e LGBT, 28 e 29 de outubro.

Veja abaixo o calendário completo:

Por Ana Flávia Gussen, da Agência PT de Notícias