Veja sete conquistas de Porto Alegre durante a gestão petista

Nos 16 anos de PT na prefeitura, Porto Alegre tornou-se referência em diversas áreas e foi reconhecida pela ONU como a melhor metrópole para se viver no Brasil

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Fórum Social Mundial, edição em Porto Alegre.

O PT deixou a prefeitura de Porto Alegre (RS) em 2005. De lá para cá, a cidade sofre com problemas estruturais, como a explosão da violência, má qualidade da água, problemas no atendimento em saúde e piora da qualidade da educação.

Mas nem sempre foi assim. Durante os 16 anos de gestão petista, a capital gaúcha acumulou prêmios em áreas como transporte, meio ambiente e saúde, e foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a metrópole número 1 em qualidade de vida no Brasil.

Candidato Raul Pont. Foto: Caroline Bicocchi

Agora,o PT quer retornar à prefeitura com Raul Pont, que já foi prefeito de 1997 a 2000.

Abaixo, elencamos algumas conquistas da cidade na era petista:

Qualidade de vida

Pesquisa da ONU de 1998 indicou que Porto Alegre foi a metrópole com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDV) e o melhor Índice de Condição de Vida (ICV). Os dois índices medem a qualidade de vida em uma cidade, com parâmetros como longevidade, renda, educação, infância e habitação. O título se repetiu em 2001 e 2003.

Modelo de gestão e orçamento participativo

Graças ao orçamento participativo, em que a população pode eleger quais são as suas prioridades para o orçamento da cidade, a ONU elegeu Porto Alegre na lista das quarenta cidades com melhores práticas de gestão.

Em 2003, o OP, junto com o programa Fome Zero do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi destacado como modelo de política pública pela ONU. Hoje, o OP foi esvaziado e já não tem a mesma relevância do passado. Raul Pont quer retomar o instrumento e aumentar ainda mais a participação com o uso da tecnologia.

Transporte

Resgatada e reestruturada na gestão de Olívio Dutra, a Carris, a empresa pública de transporte em Porto Alegre, foi eleita a melhor empresa de transporte coletivo do Brasil pela Associação Nacional dos Transportes Públicos, em 1999 e em 2001. Também ganhou dois Certificados Internacionais atestando sua qualidade.

Água

Durante a gestão do PT, foi feito um grande esforço por parte do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) para aumentar a rede de saneamento e a qualidade da água na cidade. Naquela época, a água tratada atingia 99,5% da cidade. E o esgoto coletado, 84%, ante apenas 46% quando o partido assumiu 16 anos antes. Em 2003, a cidade recebeu o prêmio Internacional de Cannes “Água e Cidades” devido a experiência bem sucedida do DMAE.

Em oposição, hoje a água da cidade encontra-se em péssimo estado. Abaixo, vídeo enviado por um morador do bairro bairro Aberta dos Morros para o candidato Raul Pont, com imagens da água que sai da torneira de sua casa:

Meio Ambiente

O Conselho Municipal do Meio Ambiente foi criado em 1996, na gestão de Tarso Genro (PT). Em pouco tempo, e envolvendo a participação cidadã, Porto Alegre tornou-se a capital que mais recicla no Brasil.

Por conta desse trabalho, foi reconhecida como a Capital Ambiental do Mercosul. Também recebeu diversos prêmios pela questão ambiental, tais como o Prêmio do Programa de Gestão Pública e Cidadania, atribuído pela Fundação Ford e Getúlio Vargas, em 2000 e o Prêmio Mérito em Gestão Ambiental, em 2002, concedido pelo Congresso de Tecnologia Ambiental (CONTA).

Saúde

Em 2001, a cidade apareceu como o melhor atendimento do SUS no Brasil em uma pesquisa com usuários pelo Ministério da Saúde. Também ganhou o Prêmio do Dia Mundial de Luta contra a Aids, por reduzir em 70% o índice de compartilhamento de seringas. E o Hopital Municipal Presidente Vargas, voltado para a saúde infantil, ganhou o reconhecimento da Unicef e da OMS devido ao seu grau de excelência.

Capital da democracia

Porto Alegre sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial. A partir da experiência na capital gaúcha, o evento passou a ser itinerante, mudando de cidade a cada ano.

O Fórum foi idealizado como contraponto ao Fórum Econômico de Davos. Representantes de 117 países se reuniram em Porto Alegre, em 2001, para discutir e propor alternativas ao aprofundamento do neoliberalismo e da globalização. A cidade sediou o evento em 2001, 2002, 2003 e 2005.

Por Clara Roman, da Agência PT de Notícias