Velório de Dona Marisa será no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Despedida acontecerá neste sábado (4), das 9h às 15h. Ex-primeira dama e o ex-presidente Lula se conheceram no sindicato

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O velório de Dona Marisa acontecerá, neste sábado (4), das 9h às 15h, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, cidade natal da ex-primeira dama. Após o velório, haverá no Cemitério Jardim da Colina uma cerimônia de cremação reservada à família.

Marisa Letícia Lula da Silva faleceu nesta sexta-feira (3), às 18h57. Ela teve morte cerebral em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O casamento de 43 anos começou neste sindicato, onde Lula e Marisa se conheceram, em 1973. Durante a greve dos operários do ABC, entre o fim da década de 1970 e 1980, Dona Marisa teve papel sempre ativo. Liderou, inclusive, uma grande passeata de mulheres pela liberdade de presos com base na lei de Segurança Nacional, vigente na época da ditadura militar.

O PT foi fundado em 1980. A primeira bandeira do partido foi criada, com as próprias mãos, por Dona Marisa, a partir de um recorte de tecido que tinha em casa há muito tempo.

Desde quarta-feira (1), parlamentares, artistas, intelectuais, militantes e movimentos sociais prestaram homenagens à Dona Marisa. A presidenta Dilma Rousseff exaltou a força e o papel político da ex-primeira-dama. Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi até o hopital Sírio Libanês em solidariedade a Lula.

Adeus a Dona Marisa
Endereço: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. (Rua João Basso, 231, São Bernardo do Campo)

Da Redação da Agência PT de Notícias