Vicente Cândido presidirá Comissão de Fiscalização e Controle 

Deputado defendeu equilíbrio nos trabalhos da comissão

O deputado federal Vicente Cândido foi eleito, na manhã desta quarta-feira (4), o novo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, para 2015. Durante a posse, o parlamentar defendeu o equilíbrio nos trabalhos da comissão e garantiu atuar de forma neutra.

O papel do parlamentar é fiscalizar. Faremos isso em nome do Estado brasileiro. A comissão não terá um presidente de oposição, situação ou da base governista. Estamos aqui para ordenar aquilo que manda a Constituição e o Regimento Interno da Casa”, afirmou o novo presidente.

A CFC é composta de 22 parlamentares titulares, mas apenas 18 estavam presentes na sessão de hoje. Vicente Cândido foi eleto com 14 votos a favor e um votou em branco.

O novo presidente ressaltou a importância da atuação da comissão, principalmente diante da conjuntura atual do Brasil, com o desenrolar de investigações contra desvios. “Esta é uma Casa política, mas ela tem uma responsabilidade técnica e jurídica com a qual vamos equalizar o nosso trabalho”, declarou.

O deputado lembrou que os trabalhos no parlamento devem seguir em conjunto com os desenvolvidos por outros órgãos com funções semelhantes, como o Ministério Público, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). “Por isso, temos a supremacia do Poder Legislativo sobre os outros órgãos, e é com esse intuito que vamos conduzir os trabalhos”, completou.

Ao dar posse ao deputado Vicente Cândido, o então presidente da CFFC, Hugo Motta (PMDB-PB), elogiou o trabalho do parlamentar à frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em 2014, e disse que não tem dúvida da competência de Cândido. Para ele, o petista dará grande contribuição para o funcionamento da comissão, de acordo com o que a sociedade e, principalmente, o Congresso Nacional esperam.

Na mesma sessão, o novo presidente encaminhou um pedido de agenda informal, para a próxima semana, ao presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz. A eleição dos vice-presidentes está marcada para a próxima quarta-feira (11).

Da Redação da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast