Vicentinho: “Ataque aos sindicatos”

Em artigo publicado no jornal O Globo, o deputado fala sobre como o governo ilegítimo de Temer busca acabar com os sindicatos através do fim do imposto

O deputado federal Vicentinho (PT-SP) afirma que o fim do imposto sindical, da maneira como o governo golpista de Michel Temer propõe visa sufocar economicamente os sindicatos, sem qualquer tipo de prazo ou transição. O artigo foi publicado nesta segunda-feira (9) no jornal “O Globo”, quando o parlamentar afirma que o objetivo é fortalecer o grande capital e enfraquecer o movimento dos trabalhadores.

O deputado, ex-presidente da CUT, entidade que defende o fim do imposto sindical, defendeu que tal medida deveria ser feita com uma redução gradual de 20% da contribuição devida ano a ano, a partir da promulgação de lei específica. No caso, uma PEC apresentada por ele em 2003. A PEC propunha ainda o reconhecimento das centrais sindicais e o substituto processual, entre outros itens, que busca a fortalecer o movimento sindical.

“O governo atual criminalizou as contribuições para as entidades sindicais. Temer fez evaporar os recursos, para colocar a faca no pescoço das centrais sindicais e solapar a combatividade na defesa dos direitos dos trabalhadores. A CUT não participou das negociações da reforma, embora tenha sido sempre contrária ao imposto, por entender que o tema jamais poderia ser tratado com um governo ilegítimo”, escreveu Vicentinho.

De acordo com ele, o objetivo do governo e das grandes empresas, através do uso da grande mídia, é deixar a classe trabalhadora à mercê do capital, sem apoio sindical e subordinada às decisões patronais.

“Considerando a realidade do país, nosso entendimento é de que a extinção do imposto deveria ser gradual. Precisamos resgatar a democracia legítima, implementar canais verdadeiros de negociação entre trabalhadores e empresários. É fundamental a negociação com as entidades sindicais, cujas decisões são legitimadas, democraticamente, em assembleias dos trabalhadores”.

Da Redação da Agência PT de Notícias com O Globo