Vídeo esclarece a eleitores regras para votação em 5 de outubro

Video que circula nas redes sociais informa quais são as regras para o dia votação

Três apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) desenvolveram uma ação para informar a população sobre as regras do processo eleitoral e evitar transtornos no pleito do próximo dia 5. Por meio de um vídeo, que já está circulando nas redes sociais, o trio de adeptos à legenda esclarece aos eleitores temas como a proibição da boca de urna e formas legais para demonstrar apoio a candidatos no dia do voto.

Segundo o jornalista e um dos criadores do vídeo, Rafael Holanda Barroso (27), filiado ao partido, a população ainda não possui conhecimento suficiente sobre o que é ou não permitido no dia da votação. O fato o motivou, junto ao também jornalista Jeronimo Calorio e a estudante de audiovisual Marina Theodoro, a criar o vídeo. “A gente percebeu que as pessoas não sabem exatamente o que pode e o que não pode no dia da eleição. E essa desinformação acaba comprometendo o processo eleitoral”, afirma.

Barroso acrescenta que, por falta de informação, muitos militantes deixam de usar adereços de apoio às legendas, por acreditar que a prática é proibida. “Muita gente acha que não pode ir com camisa, adesivo ou declarar voto no dia da votação. As pessoas acabam não usando com medo de qualquer confusão. Mas eu mesmo quero ir com meus adesivos e todo vestido de vermelho no dia”, comenta.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site informações sobre as regras para o dia da eleição. Segundo o órgão são proibidos no dia do voto práticas como o recrutamento de eleitores para a realização da pesquisa de intenção de voto, a boca de urna, uso de alto-falantes e amplificadores de som, além da promoção de carreatas e comícios.

O TSE esclarece, no entanto, que cada eleitor pode manifestar sua preferência individual por candidatos, partidos ou coligações, por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos. O direito é assegurado pela Lei nº 9.504/1997, que estabelece regras para as eleições.

Por Victoria Almeida, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast