Vigília em Curitiba recebe milhares por pré-candidatura de Lula

Tradicional “Boa Noite” ao ex-presidente teve a presença de milhares de pessoas que celebraram o ato nacional de lançamento de pré-candidatura de Lula

Joka Madruga/Agência PT

Ato celebrou a pré-candidatura de Lula, que é mantido preso político

Milhares marcharam em Curitiba em apoio ao ex-presidente Lula na tarde desta sexta (8), enquanto lideranças e apoiadores de Lula de todos os cantos do país se reuniam em Contagem (MG) para o ato nacional de lançamento da pré-candidatura do petista à Presidência da República.

Na capital paranaense, o já tradicional coro de Boa Noite ao ex-presidente, realizado em frente à Polícia Federal, onde Lula é mantido como preso político desde 7 de abril, recebeu o reforço dos militantes que participaram do 17ª Jornada de Agroecologia.

Eles marcharam cerca de sete quilômetros desde o centro da cidade até o bairro de Santa Cândida, entoando palavras de ordem por Lula Livre e exigindo que se garanta o direito do ex-presidente disputar as eleições em 2018.

Representantes de diversas nacionalidades deram boa noite a Lula nesta sexta (8)

Estiveram presentes representantes de mais de 25 nacionalidades, que deram “boa noite” a Lula em diferentes línguas, além das participações do teólogo Leonardo Boff, do líder do MST João Pedro Stédile, do deputado federal Enio Verri (PT-PR), do senador Roberto Requião (MDB-PR), entre outras lideranças.

Após a benção realizada por Boff,  Stédile afirmou que os movimentos sociais devem intensificar as mobilizações a fim de garantir a candidatura de Lula. “Uma eleição nesse país sem o Lula, é fraude. Estamos aqui em solidariedade ao ex-presidente”, afirmou.

Stédile afirmou que a prisão de Lula não está baseada em fatos. Segundo ele, trata-se de uma forma de consolidar o golpe iniciado com o impeachment que derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff. Segundo o dirigente, a prisão é uma tentativa de criar um problema político na tentativa de impedir sua candidatura. “Eles sabem: Lula ganha as eleições no primeiro turno”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, direto de Curitiba