Vigília Lula Livre: 15 dias de força e superação em Curitiba

“O que está em jogo é mais que o futuro de um homem que resiste bravamente na carceragem da superintendência da Polícia Federal”

Joka Madruga/Agência PT

Há duas semanas o povo não deixa Lula sozinho em Curitiba

No dia de hoje (22), a vigília Lula Livre completou 15 dias.

São dias de luta, de dificuldades, de superação, na defesa da liberdade de Lula, da democracia e do devido processo legal.

São dias e madrugadas de conhecimento para as pessoas que vieram e as que moram na região, quando formamos um palco de denúncia da farsa. Sim, é um novo golpe a condenação sem provas do ex-presidente, a exemplo do que ocorreu em 2016 com Dilma, um processo feito de forma atropelada e sem respeito ao devido processo legal.

São dias de imagens duras, como a do teólogo Leonardo Boff esperando para visitar o amigo, em frente à guarita da Polícia Federal, bem como do prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, que também teve rechaçada a visita duas vezes no mesmo dia. Nove governadores também não puderam vê-lo.

Trata-se de uma posição típica de um Judiciário que, novamente, se encastela numa torre de marfim distante da população.

Porém, do bom dia Lula às atividades culturais, às luzes e velas que iluminam as noites desse pequeno rincão no alto de Curitiba, são dias para mostrar que nossa resistência se faz na prática e repercute em vários cantos do mundo. Os gestos e a energia dos manifestantes alimentam diariamente o companheiro Lula, que escreveu: “vocês são meu grito de liberdade”.

Caravanas vão e vem, mantendo a militância e o clima de organização do espaço. E, por que não pensar, da desgastada e falsa “República de Curitiba” estamos fazendo a Comuna de Curitiba, baseada na solidariedade que se faz urgente e presente nesses dias de incerteza.

Mesmo a transferência do acampamento não impediu a manutenção da vigília Lula Livre, que recebe todos os dias personalidades da política e da cultura. A vigília é lugar de encontros, de cartas, de “se encontrar como pessoa”, no coletivo, como afirmou a moradora que forneceu a garagem e quintal de sua casa para abrigo e cozinha para os integrantes da vigília.

Assim como acontece principalmente nos finais de semana, convidamos a população de Curitiba, região metropolitana e de outros estados para nos visitar, participar e contribuir com a vigília.

Todos somos neste momento a democracia que queremos, a luta por direitos e pelos direitos de Lula. O que está em jogo é mais que o futuro de um homem que resiste bravamente na carceragem da superintendência da Polícia Federal.

O que está em jogo é a discussão do futuro de nossos filhos e filhas, do país que queremos, e do autoritarismo que o povo brasileiro já conhece e não aceitará novamente.

Curitiba, 22 de abril de 2018.
Vigília Lula Livre
Ocupa Curitiba! Lula Livre! Eu sou Lula!

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast