Vigílias em defesa da democracia e Lula acontecem pelo Brasil

Manifestantes passarão a noite de terça (23) para quarta (24) mostrando a atenção dada a decisão do TRF4

Sérgio Silva

Marcha dos Movimentos Sociais em Porto Alegre

Na manhã desta quarta (24) será julgada em segunda instância a sentença de Sérgio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão é acusada de inconsistências jurídicas, falta de provas, ação deliberada de não levar em conta testemunhas e evidências trazidas pela Defesa, além de carecer em argumentação lógica.

A maioria dos brasileiros sabe da inocência de Lula e as atenções se voltam para Porto Alegre, uma vez que é o Judiciário que está no banco dos réus. É nessa expectativa que dezenas de vigílias estão sendo organizadas pelo país na noite desta terça (23) até a manhã de quarta (24), quando sai a decisão em segunda instância do TRF4.

Em Porto Alegre, onde há uma grande mobilização de militantes de todo o Brasil, a vigília começa de noite, após a Grande Marcha na Esquina Democrática, que terá início por volta das 18h e segue até a praça Por do Sol.

A Frente Internacional Brasileiros no Mundo Contra o Golpe em apoio à Lula (Fibra) organiza uma Vigília Virtual por meio das redes sociais, para que militantes e cidadãos de todo o mundo preocupados com a democracia no Brasil se manifestem enviando fotos e vídeos.

Em São Paulo, os Movimentos Populares em parceria com a Frente Brasil Popular promovem a Vigília da Democracia como meio de protestar contra mais uma etapa do golpe que tenta impedir Lula de participar das disputas eleitorais deste ano.

A Vigília começa às 17h na Avenida Paulista e contará com a participação de lideranças populares, sociais e sindicais que denunciam e protestam contra o golpe que ataca os direitos sociais, trabalhistas, previdenciárias e ainda ameaça atentar contra a soberania do voto popular.

No Rio de Janeiro acontecem duas Vigílias, uma em São Gonçalo a partir das 19h na Praça Santos Andrade e outra na capital, a partir das 18h na praça São Salvador.

Na capital do Acre, Boa Vista, a vigília começa a partir das 18h, na sede do PT, na Av. Benjamim Constant, 2526, com programação que inclui debates e filmes.

O PT de Roraima promove uma vigília em apoio à candidatura do ex-presidente Lula a partir das 18h, até as 22h30, com exibição de filmes e debates, mesa redonda, apresentações culturais e aula pública na sede do partido, localizada na Avenida Benjamin Constant, 2526, no bairro São Vicente. No dia 24, a sede também promoverá ações e estará aberta a partir das 6h da manhã, para os interessados em acompanhar o julgamento.

Em Belém acontece a Vigília em Defesa da Democracia e pelo Direito de Lula ser Candidato, a partir das 17h, na rua Domingos Marreiros, 598.

Em Londrina, no Paraná, acontece uma vigília no Centro Cívico, na Avenida Duque de Caxias, 689, a partir das 20h.

O PT Maranhão começa às 19h em sua sede com o debate “A judicialização da política e seus impactos à democracia”, com Marcelo Barros, Helena Heluy, Paulo Humberto, Maria do Rosário e Jomar Fernandes. Às 20h haverá fala das Mulheres Pela Democracia, às 21h debate sobre “O Golpe e a retirada de Direitos”, às 22h fala da Juventude Pela Democracia e a meia noite Ato Simbólico de Defesa da Democracia e do Direito de Lula Ser Candidato, com caminhada até a Justiça Federal na cidade.

Em Recife, Pernambuco, a Vigília em Defesa De Lula e da Democracia acontece na Praça Tiradentes a partir das 15h.

Em Patos, na Paraíba, o Ato de Vigília pela legalidade processual a Lula começa as 17h.

O PT de Minas também organizou uma vigília na Praça da Assembleia, começando as 8h do dia 24.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast