Vitória da educação: retirada emenda que acabaria com Unila

Com pressão dos estudantes e professores, Sérgio Souza (PMDB) retirou a emenda que iria desmantelar o projeto original da universidade criada por Lula

Reprodução Facebook

#UnilaResiste

Diante dos apelos dos estudantes, professores e defensores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) formalizou, na terça-feira (15), a retirada da emenda aditiva apresentada à Medida Provisória n° 785 de 2017, que pretendia transformar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR).

A universidade foi criada por Lula em 2010 e defendida pela presidenta eleita Dilma Rousseff. Com a proposta de Souza, o projeto original da universidade iria acabar, retirando o caráter de integração regional e de intercâmbio cultural, científico e educacional.

Publicada no dia 7 de julho no Diário Oficial, a MP 785 alterava seis leis que tratavam do funcionamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na tramitação da MP na Câmara, ela recebeu 278 propostas de emenda.

Uma delas, a de número 55, propunha a mudança do caráter da universidade, sob argumentação de que a Unila estaria “funcionando aquém do potencial para o qual foi concebida”.

Tal emenda causou espanto e preocupação nos estudante e professores, que iniciaram uma mobilização de apoio à universidade, denominada #UnilaResiste.

O manifesto recebeu apoio de Dilma Rousseff e notas de apoio do Fórum Universitário Mercosul (Fomerco), da Confederação Internacional das Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam) e foram articuladas várias chamadas públicas de apoio, como as da Frente Brasil Popular do Paraná.

Nas redes sociais, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, comemorou a vitória dos estudantes!

Vitória dos estudantes e professores da Unila!Diante dos apelos dos estudantes, professores e defensores da…

Publicado por Gleisi Hoffmann em Terça-feira, 15 de agosto de 2017

O deputado federal Arlindo Chinaglia também comemorou a boa notícia!

Boa notícia para Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA): Acabo de falar o deputado Sérgio Souza e ele vai retirar a emenda que transformava a UNILA na Universidade Federal do Oeste do Paraná.

Publicado por Arlindo Chinaglia em Terça-feira, 15 de agosto de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast