Vivian Farias: PT precisa criar o modo petista de governar 3.0

Na conversa semanal, a dirigente falou da participação política da juventude, das eleições do próximo ano e o modo petista de governar

Nordestina, de Olinda, Pernambuco, Vivian Farias é uma jovem mulher que foi das lutas juvenis e estudantis à executiva do diretório nacional do PT. Atual secretária nacional de Coordenação Regional do PT, Vivian é a convidada desta semana do Entrevista LD.

Na conversa semanal, a dirigente falou da participação política da juventude, das eleições do próximo ano e o modo petista de governar.

Vivian Farias começou o bate-papo avaliando o partido após o 5º Congresso do PT, realizado em Salvador, no primeiro semestre deste ano. Para ela, o 5º congresso foi muito importante para a história politica do PT. “Nele reafirmamos a nossa bandeira, nós reafirmamos o nosso compromisso de um partido plural e de um partido democrático. Hoje o PT tem instituído a paridade de gênero de 50% de mulheres, 20% jovens e 20% de negros e índios. É um partido que prima pela participação, pelo empoderamento e pela diversidade e isso foi uma mudança que aconteceu, não só no PT nacional, mas em todas as direções estaduais e municipais, o que fez com que a gente viva agora um momento de renovação da nossa cultura política”, disse.

Vivian ainda avaliou a participação política da juventude de hoje e pontuou que a nova geração carrega o diferencial de sempre estar conectada. “A juventude quando entra na direção, ela entra com outro olhar, ela entra trazendo consigo a dicotomia do processo que também viveu na sua construção. Então, o jovem hoje ele tem um acesso diferenciado na formação, ele lida de uma maneira diferenciada com a internet, com as mídias sociais, então isso faz com que o PT renove a sua prática e com o PT construa outra cultura política”, avalia a secretária.

Ao comentar o cenário para o pleito de 2016, a Secretária nacional de Coordenação Regional do PT avalia as eleições do próximo ano vai ser bem pedagógica para a trajetória petista. “Eu acredito que esse processo de eleições municipais vão servir pra gente fortalecer realmente as bandeiras do partido, na gestão municipal com transparecia, com compromisso com a juventude, com as mulheres, com o social de responsabilidade fiscal, então acredito que esse processo das eleições municipais vai ser bem pedagógico para nossa trajetória”, ressalta.

Vivian ainda cobra que o PT crie o modo petista 3.0. Segundo ela, a gestão petista tem que mostrar o diferencial com mais eficiência. “Tem que ser um modo petista de governar 3.0. Acho que a gestão hoje, ela não pode ser uma gestão que escuta, mas ela tem que ser uma gestão que escuta, que responde e constrói junto”, explica.

A dirigente também comentou o preparativos para o 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT), que acontecerá de 19 a 22 de novembro, em Brasília (DF). Segundo ela, a juventude tem que ser o segmento que vai apresentar a mudança nos rumos do partido. “É importante que a juventude do PT tenha essa garantia de ser ouvida e de ser respeitada e, mais do que isso, que ela seja baluarte na mudança e nos rumos do partido”, afirma Vivian Farias.

Por Elineudo Meira, do Linha Direta

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast