Votação online reúne 1,7 milhão de votos pela Reforma Política

Resultado final, com a apuração das urnas, será divulgado no dia 24 de setembro

Com uma grande mobilização nas redes, 1.691.006 (96,9%) votaram “Sim” por mudanças no sistema político brasileiro, na votação online do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.  Apenas 53.866 (3,1%) votaram contrariamente a proposta. O resultado final será divulgado no próximo dia 24 de setembro.

Segundo a secretaria operativa nacional, a mobilização atingiu todo o território nacional e envolveu 450 entidades, que contribuíram para organizar 1,8 mil comitês. Ao todo, 40 mil urnas foram instaladas por todo País. Após a divulgação do resultado final, os movimentos definirão uma data para que sejam entregues os dados do Plebiscito para os três poderes. Presidência da República, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional.

Rodrigo César, da secretaria operativa nacional, ressaltou que a mobilização nas redes sociais e o apoio dos blogueiros progressistas foi de fundamental importância para o resultado da votação online. Para ele, a decisão de realizar a votação online foi bastante acertada. “Onde não conseguimos instalar urnas físicas, os eleitores puderam votar através da internet”.

Uma das responsáveis pela mobilização nas redes sociais, Letícia Pocaia, do Coletivo Fora do Eixo, afirmou que só de acessos ao site do Plebiscito, foram 5 milhões. No Facebook, durante o período de votação, as publicações da página atingiram 2 milhões de pessoas. A mobilização no Twitter também obteve grande impacto. As hashtags #EuVotoSim e #PlebiscitoConstituinte obtiveram 28 mil menções.

A participação do PT no Plebiscito foi comemorada pelo secretário de movimentos populares do partido, Bruno Elias. Para ele, a militância, os dirigentes e os candidatos do partido organizaram uma grande mobilização. Elias garantiu que a sigla continuará a colhendo assinaturas para o projeto de iniciativa popular proposto pelo partido. O apoio pode ser feito por meio do site:  https://pt.org.br/wp-content/uploads/2014/06/formulario_ajustecor.pdf

Elias defendeu ainda, que a partir do resultado final da votação, o tema da Reforma Política ganha mais força na agenda política da campanha de Dilma Rousseff. “Nós somos a única candidatura que defende a Reforma Política que parta da participação popular na definição dos seus principais pontos”, diz.

A votação física ocorreu de 1 a 7 de setembro e a votação online, foi até o dia 8. Segundo os organizadores, a previsão para que à apuração seja concluída é de duas semanas.

 

Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast