Wadih Damous: “Lava Jato piorou a situação do RJ”

Para deputado, Operação ajudou a dizimar economia do RJ em uma ação política para fragilizar a Petrobras, mas visita de Lula tras mensagem de esperança

Ricardo Stuckert

Deputado Wadih Damous e Lula

Na terceira etapa da caravana Lula pelo Brasil, o ex-presidente Lula encontra o estado do Rio de Janeiro em uma situação preocupante. “O Rio de Janeiro está dizimado em todas as dimensões: moralmente, politicamente, economicamente”, alerta o deputado federal Wadih Damous.

Por trás dessa situação de calamidade, o estado do Rio de Janeiro é alvo de uma verdadeira quebradeira das indústrias de óleo e gás que se tornaram alvo da Operação Lava Jato, minando a economia do estado, aumentando o desemprego e o caos social no estado.

Para se ter uma noção, a indústria naval chegou a ter 40 mil trabalhadores, hoje conta apenas com 2 mil.

“A Lava Jato, em vez de punir pessoas físicas acusadas de práticas criminosas, puniu as empresas, como a Petrobras. Com isso, houve uma queda nos investimentos e um quase-quebra da estatal. Virou uma reação em cadeia e o Rio de Janeiro já perdeu o quádruplo do que tinha em investimentos”, declarou.

A equipe do MPF que conduz a Operação, aliada ao juiz Sérgio Moro e ao ex-procurador geral da República Rodrigo Janot, em conluio com os Estados Unidos, usaram a Lava Jato como instrumento para fragilizar as empresas públicas e facilitar entregar o pré-sal e o setor petroleiro ao mercado.

“Sem sombra de dúvidas a relação do Janot, do Moro e dos procuradores de Curitiba com o sistema de justiça americano é notória.  Eles trocam informações, fazem viagens, trabalharam para que os americanos processassem a Petrobras. Tudo isso não é só consequência da Operação, mas de uma ação orquestrada”, declarou Damous.

Lula leva palavra de esperança

Para o parlamentar, a presença do ex-presidente Lula no Rio de Janeiro neste momento traz uma mensagem de esperança e fortalece a luta contra a política neoliberal e golpista que vigora no Brasil.

“Existe muito desemprego, temos problemas sérios com segurança pública, greve no serviço médico. Então a palavra do ex-presidente Lula traz esperança”, afirma.

Para Damous, a expectativa maior é de que Lula reitere a proposta de, caso eleito, fazer o plebiscito revogatório de todos os desmontes promovidos pelos golpistas e que ajudaram a piorar a situação do estado do Rio de Janeiro.

Ele cita as privatizações das estatais promovidas pelo governo golpista, que colocou à venda a Cedae (companhia de água e esgoto) e da Casa da Moeda. Além da venda da Eletrobras, dos desmontes da Caixa Econômica Federal, que está em processo para se tornar uma sociedade anônima.

“Ele foi o primeiro presidente que fez pelas pessoas, principalmente a favor dos pobres, e hoje o povo do Rio de Janeiro volta a sofrer com problemas como a pobreza e a fome. Além dos programas sociais, precisamos também destacar os investimentos em larga monta no setor naval, em infraestrutura do setor industrial que tivemos nos governos Lula”, declarou o parlamentar.

Lula Pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Ana Flávia Gussen, da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast