Xico Sá: Brasil vive o maior golpe silencioso de todos os tempos

Jornalista e escritor critica papel parcial da mídia brasileira e lembra que tucanos sempre são poupados pela grande imprensa e o Judiciário

(foto: reprodução)

Em artigo publicado no “El País” nesta sexta-feira (15), o jornalista e escritor Xico Sá criticou a parcialidade e a visão elitista da grande imprensa brasileira contra o Partido dos Trabalhadores, assim como a omissão sobre golpe de estado em curso no Brasil.

“O jornalismo brasileiro só julga puta, preto e petista, quase sempre atendendo um juiz moral de primeira instância. O resto é só tornozeleira eletrônica ou, se for tucano, inimputável, jamais cadeia”, analisou.

Ele destacou escândalos políticos que recebem pouca cobertura da imprensa, como o do Banestado. Cerca de R$ 150 bilhões oriundos de privatizações feitas pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teriam sido enviados ilegalmente ao exterior por meio do banco paranaense.

“O Banestado talvez seja o maior roubo de todos os tempos no Brasil, mas quem diz que isso interessa à imprensa brasileira?”, criticou. “Só há uma ideia de justiça: a que vale para todos. Se não for assim, não há justiça, a humanidade toda sabe disso.”

De acordo com ele, que nasceu no Crato (CE) e passou parte da vida no Recife (PE), Luiz Inácio Lula da Silva é o maior presidente da história do Brasil e o homem responsável por colocar o Nordeste “na bonita roda da ciranda do avanço”.

Para o escritor, que também é apresentador do programa Extra-Ordinários, do SporTV, o Brasil vive o maior golpe de estado silencioso de todos os tempos. “O Brasil que se vê na tevê e nos jornais, ave, é um país que escolheu a fantasia do golpe político”, analisa.

Ele ainda critica o papel da mídia, que se omite: “Como pode, por exemplo, o golpe seguir com esse silêncio todo? O golpe parlamentar sem um editorial contra essa safadeza, sem um jornal digno contra essa escrotidão toda.”

“O que mais intriga é que o golpe, com ajuda midiática, não tenha mais ninguém nas ruas contra essa barbárie”.

Ele encerra dizendo que ainda há os que resistem ao golpe. “Os brasileiros de verdade, os sem-teto e os sem terra, num país que não conseguiu fazer reformar agrária desde 1500, estão na peleja. Estou com eles, sempre”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “El País”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast