Zarattini: Censura ao site do PT revela face autoritária de Moraes

Em nome de toda a bancada, o líder do partido na Câmara condenou censura ao site do PT, obrigado a tirar do ar entrevista na qual o ex-ministro Aragão criticava Alexandre de Moraes

Reprodução

Alexandre de Moraes censura o site do PT

O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), condenou a censura ao site do Partido dos Trabalhadores, imposta a partir de liminar obtida pelo ex-ministro da Justiça e agora nomeado para o Supremo Tribunal Federal (SFT), Alexandre de Moraes.

A liminar impede que o partido mantenha no ar uma entrevista com o ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff Eugênio Aragão, que trazia críticas à conduta de Moraes à frente da pasta. Entre outras coisas, Aragão afirmava que o Ministério da Justiça, pasta então ocupada por Moraes, era “muita areia para a caçambinha dele”.

Em nota, o líder do PT diz que a censura “fere o direito de opinião e de expressão, um dos pilares centrais das sociedades democráticas”.

Zarattini diz que Alexandre de Moraes, ao não aceitar críticas feitas pelo ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, em entrevista ao site do PT, revela “face autoritária e incompatível com uma sociedade democrática e transparente”.

A liminar foi recebida pelo PT, e o conteúdo já foi retirado do site e das redes sociais do PT, que irá recorrer da decisão — leia aqui a posição oficial do partido, expressada pelo secretário nacional de comunicação, Alberto Cantalice.

Carlos Zarattini, líder no PT na Câmara

Para o deputado petista, Moraes tem atitude que “condiz com a prática de regimes autoritários e antidemocráticos, nos quais é vedada à população qualquer crítica a ocupantes de cargos públicos”.

Leia a íntegra da nota:

NOTA DA BANCADA DO PT NA CÂMARA

A Bancada do PT na Câmara repudia a censura ao site do partido em decorrência de ação judicial movida pelo ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes. A decisão fere o direito de opinião e de expressão, um dos pilares centrais das sociedades democráticas.

Ao agir para proibir a veiculação de entrevista do ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão na qual é criticado, Alexandre de Moraes, agora ministro nomeado para o Supremo Tribunal Federal (STF), revela face autoritária e incompatível com uma sociedade democrática e transparente.

A censura defendida por Moraes condiz com a prática de regimes autoritários e antidemocráticos, nos quais é vedada à população qualquer crítica a ocupantes de cargos públicos. É extremamente preocupante o fato de um novo ministro da Suprema Corte do país revelar intolerância a críticas e apoio à censura. Ele fez parte de um governo que chegou ao poder via golpe e que tem vários membros que habitualmente acusam outros governos de controlar e limitar a liberdade de expressão e opinião.

A Bancada do PT solidariza-se com a direção do Partido e com sua decisão de recorrer da sentença da juíza Cristina Inokuti, da 3ª Vara Cível de São Paulo. A ação movida por Moraes contraria os princípios constitucionais que asseguram o direito de expressão e enquadra-se num estado de exceção criado a partir do ano passado, com a destituição da presidenta eleita Dilma Rousseff.

Brasília, 12 de março de 2017
Carlos Zarattini (PT-SP), líder do partido na Câmara dos Deputados

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast