Zeca Dirceu denuncia falta de repasses para agricultores no PR

O setor de leite é um dos que mais sofre com a falta de repasses e desmonte de programas voltados para agicultura; estado é o último a ser visitado por Lula pelo Brasil

Gustavo Bezerra

Zeca Dirceu, deputado federal (PT-PR)

O Paraná será o último dos três estados visitados pelo ex-presidente Lula na quarta etapa do projeto Lula Pelo Brasil, que percorre os estados do sul. A redução de repasses, falta de investimentos e desmontes de programas e políticas voltadas para a agricultura levaram a população paraense a literalmente pararem suas atividades.

De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu milhares de agricultores pararam de produzir por não conseguir, sequer, a titularidade de suas terras. Outros estão com dificuldades de trabalhar devido ao desmonte dos programas voltados para a agricultura familiar. Nesse cenário, o setor de leite é o que mais sofre.

“A forma como o governo tem conduzido a economia é muito equivocada, ela é recessiva, retraiu o crédito e mantém taxas de juros exorbitantes. Só os bancos rentistas ganham. Aqui no Paraná o prejuízo na agricultura familiar é enorme. Os produtores de leite passam pela maior crise da história. Em alguns casos, o litro vale menos que R$ 1,00, mal cobrindo o custo da produção”, explicou o deputado.

Tecnologia e inovação

Outro setor sensível para o Paraná, é a área da tecnologia e inovação, que também está sendo alvo do governo golpista. A falta de repasses às universidades, o fim dos programas de expansão e os cortes orçamentários, com destaque para a PEC do Teto que congela por 20 anos o orçamento, minou programas de pesquisa e extensão, tecnologia e inovação, gerando um grande prejuízo para a indústria e agricultura paranaense, como explica Zeca Dirceu.

“Não existem recursos para manter o básico nas instituições, afetando uma área que, pessoalmente, também é muito sensível para mim: a ciência e tecnologia”.

Lula mudou o Paraná

De acordo com Zeca, o período dos governos Lula e Dilma significou grandes mudanças e melhorias na vida dos moradores do estado. Ele pontuou como principais investimentos aqueles voltados para infraestrutura, educação e desenvolvimento.

“Entre 2011 e 1013 tivemos o maior repasse da nossa história quando foram pavimentadas e duplicadas rodovias federais, como a 487 e 163. O transporte viário de Curitiba, por exemplo, os aeroportos e investimentos na binacional de Itaipu mudaram a cara do estado. Tudo isso aumenta ainda mais a expectativa para receber nosso ex-presidente. O povo tem um carinho enorme por ele”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast