Zeca do PT

Nascido em Porto Murtinho (MS), Zeca do PT iniciou sua trajetória política como bancário, na década de 1980. Logo se integrou ao movimento nacional que resultou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Na mesma época, engajou-se na luta sindical e participou da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Em 1983, casou-se com a Gilda Maria. Da união nasceram três filhas: Thiara, Janice e Thaísa. No ano de 1984, Zeca participou ativamente do “Movimento Diretas Já”, que mobilizou o País pela eleição direta para presidente da República.

Em 1990, Zeca se tornou o primeiro deputado estadual do PT eleito em Mato Grosso do Sul, inaugurando uma forte relação com os movimentos sociais na luta pela defesa dos servidores públicos, dos trabalhadores sem terra e dos povos indígenas. Foi reeleito em 1994. Em 1996, disputou pela segunda vez a prefeitura da capital, em uma disputa histórica, marcada por denúncias de compra votos e fraudes. Foi vencido no segundo turno por apenas 411 votos.

O PT não venceu aquela eleição pela prefeitura em 1996, mas a resposta veio nas urnas dois anos depois. Em 1998 Zeca se elegeu governador de Mato Grosso do Sul e foi reeleito em 2002. No governo, implantou uma série de programas e projetos que transformaram MS como o Fundo de Investimento Social, que permitiu que o governo criasse os programas sociais Bolsa Escola, Segurança Alimentar, o Fundo de Investimento do Esporte e o Fundo de Investimento Cultural, que transformaram o Mato Grosso do Sul junto com as ações na área da habitação, saúde e educação.

Após alguns anos longe da vida pública, aposentado como bancário, Zeca foi eleito em 2012 o vereador mais votado de Campo Grande. Considerado um dos vereadores mais atuantes da Capital, Zeca se candidatou ao cargo de deputado federal em 2014 para restaurar a presença dos movimentos sociais do estado na Câmara. Foi eleito com uma votação história, onde recebeu a confiança de 160.556 eleitores, 12,57% dos votos válidos, a 3ª maior votação percentual do País para deputado federal em 2014.

PT Cast