10 anos sem José Saramago: PT divulga nota em homenagem ao escritor

“Saramago sempre colocou seu nome à frente das grandes questões que envolvem a humanidade. “

Almanaque Literário

Pilar Del Río e José Saramago

A Secretaria de Relações Internacionais do PT divulgou nota em homenagem aos dez anos da morte do escritor e ativista português José Saramago.

Leia abaixo a íntegra do documento assinado pelo titular da SRI, secretário Romênio Pereira.

Nota de homenagem a José Saramago

Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago morreu há dez anos.

Relembramos com profunda saudade a obra literária e o exemplo de José Saramago. Militante comunista, nunca esqueceu suas origens e sempre lutou pela igualdade e pela justiça, em defesa dos Direitos Humanos.

A memória de Saramago perdurará em sua obra. Seus livros, nunca panfletários, transpiram o sentido de coletividade. Seu estilo contribui de maneira decisiva para a valorização da Língua Portuguesa.

Saramago sempre colocou seu nome à frente das grandes questões que envolvem a humanidade. O ser humano foi a inspiração da sua literatura e da sua vida. No Brasil, junto com Chico Buarque e Sebastião Salgado, liderou o ‘Projeto Terra’ que permitiu a criação da Escola Nacional Florestan Fernandes do MST.

Nos dez anos que passam desde sua morte, prestamos homenagem ao trabalho da Fundação José Saramago e à sua Presidenta, Pilar del Río, pela contribuição para a cultura e a democracia, com grande ligação à toda a América Latina.

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais