‘2022 é agora’ | Fórum Elas Por Elas LBT reforça o papel da diversidade por um novo projeto de país

O lançamento do Fórum Elas Por Elas LBT revelou a ocupação de espaços políticos como passo estratégico para a transformação do país

Da Redação, Elas Por Elas

No último final de semana, aconteceu o lançamento do Fórum Elas Por Elas LBT que contou com a participação de Gleisi Hoffmann, presidenta do PT e deputada federal (PT/PR), Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT; Janaína Oliveira, Secretária Nacional LGBT; as vereadoras Tainá de Paula, Rio de Janeiro-RJ; Carla Ayres, Florianópolis- SC; Lins Roballo, São Borja-RS; e Verônica Lima, Niterói-RJ

O ponto de partida foi o fato de o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras não ser um ente descolado da sociedade, nem do contexto de país que está inserido. Portanto o PT tem muito reflexo dessas contradições sociais como o machismo, a lgbtfobia, racismo.

“O partido tem tudo que tem na sociedade. E como somos instrumento de transformação, a nossa tarefa é levantar essas pautas e travar estratégias de combate ao preconceito dentro e fora dele”, explicou Anne Moura.

Anne é a responsável pela criação do projeto Elas Por Elas que, junto com Janaína Oliveira, foram responsáveis pelos resultados eleitorais positivos do último pleito, em 2020.

No campo progressista, o Partido dos Trabalhadores foi o partido que mais elegeu mulheres em 2020. Com 561 eleitas para o legislativo municipal, o PT lidera o ranking que é seguido pelo PDT (507), PSB (411), PC do B com 122 vereadoras e PSOL com 31 eleitas em todo país. O partido também  elegeu 267 vereadoras que se auto declararam negras e pardas em todo país, um avanço para a construção e a consolidação do combate ao racismo e o fortalecimento da pauta antirracista. Além de 53 jovens, 158 mulheres entre 30 e 39 anos, e 21 LBTQIA+ (segundo levantamento preliminar).

Esse foi só primeiro passo na organização da resistência ao retrocesso. Para enfrentar a pandemia, o desemprego, a fome, o desmonte das políticas públicas é preciso um novo projeto de país que virá com a eleição do presidente Lula.

“Nós queremos um outro projeto para o Brasil: queremos Lula de novo. Só vamos conseguir com força no parlamento. Espero que essa iniciativa possa reverberar no Brasil inteiro. Queremos a luz, o respeito e a diversidade para nosso país”, afirmou Gleisi.

As parlamentares debateram sobre como ocupar espaços políticos é estratégico para mudar o Brasil tendo como desafio não só o sucesso parlamentar e a eleição do projeto com Lula presidente,  mas também que todes entendam a centralidade dos Direitos Humanos, da Diversidade e Combate ao Racismo para 2022. De forma que não pode ser tratado como um debate à parte no plano de governo ou de uma possibilidade de mudança, é preciso que essas pautas es