21M: por uma consciência internacional contra o racismo

Além do PT, mais organizações irão transmitir o ato alusivo ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, no domingo (21)

Site do PT

Combate ao racismo

No domingo, 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, um ato articulado por diversas frentes populares, e cerca de 30 entidades civis e partidárias, vai despertar a consciência coletiva contra o racismo.

No Brasil, o ato 21M chega grande no debate e intenso de fruição artística e cultural para enfrentar a estrutura racista, sobretudo no momento em que se registra uma alta nos casos de racismo e perda de vidas negras para a violência urbana e do Estado.

Parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), a data foi criada para “dar visibilidade, denunciar o racismo e não deixar passar despercebida diversas outras atitudes de discriminação racial pelo mundo”, anuncia o manifesto do ato 21M.

A grande mobilização antirracista nas redes será transmitida pela página do PT no Facebook.

Racismo na história

O texto do manifesto lembra um dos capítulos mais tristes da história mundial, o Massacre de Shaperville (1960). O fato histórico ocorrido em Johanesburgo, África do Sul, marca a violência estatal que levou o exército a matar 69 pessoas e ferir outras 186, durante um protesto pacífico contra a Lei do Passe, implanta pelo regime do Apartheid (1948 a 1994). A lei obrigava negras e negros a portarem um cartão que indicava os locais onde era permitida a circulação.

Leia aqui o Manifesto Vidas Negras Importam: por uma consciência internacional contra o racismo.

“Estamos vivendo tempos tenebrosos, de recrudescimento da cultura do ódio, do assédio sexual, do estupro, do extermínio da juventude negra. A violência policial e o racismo estrutural põem em evidência como corpos negros e periféricos podem ser descartados através da necropolítica e da exclusão das pessoas negras do mundo do trabalho, dos serviços públicos e da convivência social. É alarmante”, diz o Manifesto que orienta a mobilização.

Pautas antirracistas

Entre as pautas prioritária para o contexto nacional, os coletivos destacam a vacinação já gratuita pelo SUS e o auxílio emergencial de R$600 até o fim da pandemia, além dos gritos: Fora Bolsonaro Genocida! Parem de nos matar! Vidas negras importam.

Na programação da atividade, além das falas de importantes lideranças nacionais e internacionais,  haverá muita música, poesia, dança, afoxé e outras manifestações artísticas, de 16 às 19h. É tudo online!

“Somamos a milhares de vozes pelo Fora Bolsonaro Genocida. O conjunto da obra deste desgoverno passou dos limites, uma flagrante  irresponsabilidade sanitária, administrativa e governamental, agindo  para desconstruir todas as políticas sociais, tenta inviabilizar a luta  contra o racismo e a luta pela sobrevivência, diante do caos  humanitário acirrado pela pandemia da Covid19, que atinge de forma  brutal o nosso povo preto, pobre e periférico. Por uma consciência internacional contra o racismo”, denunciam frentes populares e organizações no documento.

Confira quais movimentos sociais e organizações estão envolvidos na construção do 21M:

PT – Partido dos Trabalhadores; PCdoB– Partido Comunista do Brasil; PSOL – Partido Socialismo e Liberdade; CUT – Central Única dos Trabalhadores; CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil; Convergência Negra; UNEGRO – União de Negras e Negros pela Igualdade; MNU – Movimento Negro Unificado; Quilombação Rede Antirracista; Rede Amazônia Negra; Marcha Mundial das Mulheres; Levante Popular da Juventude; FIBRA – Frente Internacional Brasileira Contra o Golpe e Pela Democracia; Ato Mundial STOP Bolsonaro; Núcleo Rosa Egípciaca; Frente Brasil Popular; UNA – União Nacional LGBT; Movimento Fé e Política/MG; Consulta Popular; Mulheres Unidas Contra o Bolsonaro; Negritude Socialista Brasileira do PSB; APNS – Agentes da Pastoral Negra; CENARAB – Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira; UBM – União Brasileira de Mulheres; CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras; CONNGO – Instituto Coordenação Negras e Negros de Goiás;  CBJP – Comissão Brasileira de Justiça e Paz; UP – Unidade Popular.

Da Redação, com informações da organização do 21M no Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast