A ENF do PT convida todas (os) petistas a conhecerem os conteúdos online da JFCR

O objetivo da Jornada é fortalecer militantes petistas na luta pela igualdade racial, no combate ao racismo e a qualquer forma de discriminação

No mês da Consciência Negra, a Escola Nacional de Formação do PT convida todos(as) petistas a conhecerem os conteúdos online da Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo (JNCR), disponíveis na área exclusiva para filiados e filiadas do Portal ENFPT. Trata-se de um importante balanço da trajetória de luta antirracista forjada na convivência entre petistas.

O objetivo da Jornada é fortalecer o conjunto dos militantes petistas na luta pela igualdade racial, no combate ao racismo e a qualquer forma de discriminação, a partir dos valores e da perspectiva do socialismo democrático. Nesse sentido, os conteúdos trazem uma visão panorâmica da luta democrática travada pelo setor petista do movimento negro brasileiro para a ampliação da cidadania de negras e negros na sociedade brasileira.

A versão online da Jornada traz os seguintes conteúdos:

1) Texto-base – Traz todos os conteúdos do caderno de formação, de forma totalmente navegável, e dividido em quatro temas: Capitalismo e escravidão; Uma perspectiva de esquerda da luta antirracista; O PT e a questão racial; e A luta contra o racismo e a construção do socialismo democrático.

2) Linha do tempo – A linha do tempo é um instrumento metodológico complementar que apresenta os fatos e acontecimentos de maneira cronológica e navegável, agregando imagens, vídeos, documentos etc. Há duas linhas do tempo na JNCR: uma que apresenta acontecimentos relacionados ao histórico do movimento negro no Brasil, intitulada O Movimento Negro e a resistência popular em busca da cidadania, e outra que traz os principais acontecimentos do PT na relação com organização setorial dos negros e negras filiados, eleitores, direção partidária, parlamentares, movimento negro, sindical e popular, chamada Da questão racial a luta de combate ao racismo no PT.

3) Videoteca – Além de vídeos relacionados aos conteúdos da Jornada, traz depoimentos de petistas que participaram e participam desta história de luta antirracista.

4) Acervo – Apresenta documentos e imagens relacionados aos conteúdos da Jornda e à luta de combate ao racismo no PT.

5) Download – Traz o caderno de formação e diversos áudios do texto-base da Jornada para download.

6) Novidades – Nesta área, é possível encontrar uma exposição virtual de cartazes relacionados com as atividades de combate ao racismo no PT, bem como depoimentos de petistas gravados especialmente para a Jornada.

A etapa nacional da JNCR aconteceu em 2012. As etapas estaduais ainda estão sendo realizadas em todo o Brasil. Mas a Jornada acontece permanentemente no ambiente online do Portal ENFPT. Clique aqui e acesse todos os conteúdos disponíveis!

 

PT Cast