A estrela do PT brilha em Vitória da Conquista, na Bahia. E também em Irará

Candidato do PT à prefeitura da cidade baiana, Zé Raimundo lidera e pode ganhar a disputa ainda no primeiro turno. Ele tem 46% das intenções de votos contra o prefeito do PMDB, de acordo com pesquisa do jornal ‘A Tarde’. Partido também está na frente em Irará, com a candidatura de Derivaldo Pinto

Divulgação

Há quatro dias da eleição, o PT ganha tração e arranca na corrida para a Prefeitura de Vitória da Conquista, na Bahia. O deputado estadual Zé Raimundo, candidato da legenda, lidera a intenção de cotos com 46% da preferência do eleitorado. Os números são do instituto Potencial Consultoria e Pesquisa, sob encomenda do jornal A Tarde. O atual prefeito da cidade, Herzem Gusmão (PMDB) aparece em segundo lugar com 35%. Em Irará, o ex-prefeito Derivaldo Pinto (PT) também lidera as pesquisas, com 53%.

Zé Raimundo vem crescendo na campanha eleitoral, saltando 12 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, ele estava empatado tecnicamente com Herzem, mas agora lidera com folga e fora da margem de erro. Ele tem chances reais de ganhar a disputa ainda no primeiro turno, liquidando a corrida por Vitória da Conquista ainda no próximo domingo, 15 de novembro.

Os outros candidatos estão muito abaixo do teto. O nome do PRTB, David Salomão, patina em terceiro lugar, agora com 3%, caindo 6 pontos na pesquisa anterior. Na sequência, aparecem Romilson Filho (PP) e Cabo Herling com 1%. Maris Stela (Rede) e Professor Ferdinand não pontuaram. Do total de entrevistados 7% não sabem em que votar e 6% pretendem votar em branco ou nulo. Em outubro. os indecisos eram 16% e os que iriam votar em branco ou nulo eram 8%. A margem de erro do levantamento é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.

Vitória no segundo turno

Num eventual segundo turno, a vitória de Zé Raimundo também é projetada com folga significativa. O candidato do PT venceria o atual prefeito por 51% a 38%. Contra David Salomão, candidato bolsonarista, Raimundo teria 59% contra 22%. Entre os entrevistados, 72% afirmaram ter decidido em quem votar, enquanto 26% disseram que podem mudar o voto. Os que não responderam são 2%.

A pesquisa ainda mediu a avaliação dos governo estadual. Para 41% dos entrevistados, o governo de Rui Costa (PT) tem 52% de avaliação positiva (49% em outubro), enquanto 32% acham regular (mesmo valor de outubro). Apenas 12% acham a administração estadual ruim – eram 16% no levantamento anterior.

O melhor desempenho de Zé Raimundo está nos distritos mais populares e no povão. Ele tem larga vantagem sobre Herzem: 52% a 31% nas camadas populares. O mesmo ocorre entre os que têm o fundamental completo – nesse caso, o placar é de 54% a 28%. Ex-prefeito da cidade, o petista ainda lidera com grande margem no grupo que ganha até dois salários mínimos: tem 51% das intenções de voto, contra 30% de Herzem.

Em Irará também brilha o PT

Outra pesquisa que mostra a força do PT na Bahia é em Irará, terra do cantor e compositor Tomzé. O ex-prefeito Derivaldo Pinto (PT) lidera as intenções de voto contra o atual administrador da cidade, Juscelino Santos (DEM), aponta o levantamento da Potencial Pesquisa. O petista tem, segundo o levantamento, 53% das intenções de voto, contra 30% do outro candidato. Os outros nomes na disputa estão muito atrás. O candidato Baly (PSD) pontua com 2%, e Carlinhos, do Republicanos, tem 1%, enquanto Eletroguisso (PSC) tem menos de 1%. Não responderam 11% dos entrevistados e a soma de brancos e nulos é 3%.

Diretor do instituto de pesquisa Potencial, Zeca Martins avalia que o cenário é pouco comum, se tratando de um prefeito que busca a reeleição. “Não é normal um prefeito não estar em uma disputa acirrada numericamente. Politicamente, no clima da cidade, pode até estar [acirrada], mas nos números isso não é identificado”, aponta.

Da Redação, com informações do jornal ‘A Tarde’

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast