Abertura de Congresso da JPT leva milhares à Vigília Lula Livre

Presidenta do partido, Gleisi Hoffmann (PR) dá início a congresso lembrando que ex-presidente Lula sempre fez questão de participar do evento

Eduardo Matysiak agência PT

Diferentes gerações de membros do PT se juntam na Vigília Lula Livre! em Curitiba

Com Lula sendo mantido há quase 60 dias como preso político no prédio da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, a solução encontrada pela aguerrida juventude do partido foi realizar ali mesmo, na Vigília Democrática Lula Livre, a abertura de seu Congresso Extraordinário, nesta sexta-feira (1).

Com a presença de representantes da Juventude do PT, da Juventude dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do Movimento dos Atingidos por Barragem, da União Nacional dos Estudantes, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, da União da Juventude Socialista e do Levante Popular da Juventude, a noite começou com o tradicional Boa Noite, do qual participou a presidenta nacional do partido e senadora, Gleisi Hoffmann.

Mais de 900 jovens vindos de todos os estados, de Norte a Sul, viajaram a Curitiba para refletir sobre os rumos do país e, mais do que tudo, dizer a Lula que seguirão na luta, permanentemente, por um país justo e democrático, que é a herança maior do Partido dos Trabalhadores.

“É muito legal estar aqui com toda essa juventude combativa vinda de todos os estados e até de outros países, como Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai”, saudou Gleisi.

“Se tem um evento que o Lula gostaria de poder ir, é o Congresso da Juventude do PT. E, já que ele não pôde ir, o Congresso veio até ele! A Juventude fazer nesta vigília a abertura do Congresso tem uma simbologia imensa não só para o partido, mas para toda a esquerda brasileira e todos os jovens.”

A realização do evento é, para a senadora, uma demonstração da fibra da militância petista, algo com o que não contavam os que perseguiram e prenderam Lula. “É uma tristeza para o país ter o maior líder popular da história encarcerado no momento que povo passa por maiores dificuldades. Eles apostaram que não teríamos resistência para ficar do lado do Lula, dizendo: Lula, não esquecemos de você! Lula, lutamos por você! Lula, o povo te quer presidente de novo!”

Citando todas as pesquisas de intenção de voto, que são unânimes ao trazer Lula em primeiro lugar, a senadora reforçou o ex-presidente como o pré-candidato do PT. “O povo tem memória, sabe qual foi o período da história em que mais ganhou, quando de fato toda a população coube dentro do orçamento.”

Em contrapartida, muito rapidamente foram sentidos os efeitos de um governo ilegítimo que não tem o povo no centro de seus programas. “O que assistimos nesta semana, com a crise dos combustíveis e a greve dos caminhoneiros, foi à falência do projeto econômico dos golpistas, do neoliberalismo aplicado na gestão de um país. Tiraram a Dilma e prenderam o Lula para entregar miséria, retrocesso e pobreza para o povo. Não podemos admitir isso!”

Nesse contexto, a maior missão da militância petista é seguir na defesa da inocência e da liberdade de lula e viabilizar sua candidatura. “Não pensem que vamos desistir. Temos o melhor candidato, o que mais conhece o país, seu povo e sabe os caminhos para sair da crise.”

“Certamente, neste Congresso, a Juventude, além de reafirmar suas propostas para o Brasil na educação, na segurança pública, na cultura e em todas as áreas, vai também reafirmar seu compromisso de lutar até as últimas consequências pela candidatura de Lula!”, encerrou

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast