Álvaro Maciel: 6º Congresso Nacional do PT – importantes conversas informais

Hoje se completam 12 dias da realização do 6º Congresso e me vieram recordações dos papos informais que a meu ver também merecem registro

Agência PT
Tribuna de Debates do PT

6º Congresso Nacional do PT

Além da Plenária, das reuniões de cada corrente e dos GTs, os Congressos do PT são ricos em encontros informais, tão produtivos como os espaços ditos oficiais. Hoje se completam 12 dias da realização do 6º Congresso Nacional do PT e me vieram recordações dos papos informais que a meu ver também merecem registro.  Selecionei alguns assuntos entre os que mais circularam pelos corredores, nas salas e nos cafés próximos ao Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, entre os dias 1, 2 e 3 de junho/17.

Impunidade

Ao planejar seu 6º Congresso, a Direção do PT não poderia imaginar que no mês de maio/17 ocorreriam tantos acontecimentos bombásticos que culminaram com o caso dos empresários da JBS, que se declaram corruptores de mais de 1.800 políticos. Fato que impactou não só o Brasil, mas todo o Planeta. Além do impacto das fortes declarações o que se assistiu em seguida foi ainda mais grave, pois, os empresários conseguiram impunidade absoluta. Joesley e Wesley Batista escaparam sem ao menos serem denunciados pela Procuradoria-Geral da República.

Mais Greve Geral

O Clima do Congresso foi esquentado também pela notícia de que a CUT e as demais centrais sindicais estão em plena articulação para a realização de mais uma Greve Geral, programada para o final do mês de junho.  Com o agravamento da crise no governo golpista de Temer, a expectativa é de que a mobilização seja maior que a Greve Geral de 28/04.

Outro destaque relativo ao movimento sindical foram os comentários sobre a violência praticada contra os manifestantes que participaram da manifestação do dia 24 de maio, em Brasília/DF.  O ato foi vitorioso e considerado por muitos congressistas como o mais importante já realizado contra reformas previdenciária e trabalhista e pelo fim imediato do governo ilegítimo de Michel Temer.

Aumento de gastos

Foi aprovado o aumento na Direção Executiva de 20 para 26 membros. Essa mudança tem o objetivo de  aumentar a participação dos quadros petistas no núcleo de decisão do partido neste momento tão complexo para o PT e para a vida política nacional. Todavia, nas conversas dos pequenos grupos deu para perceber que essa medida provocou certa preocupação quanto ao equilíbrio das finanças do partido.

Como as reuniões da Executiva geram despesas, essa mudança acarretará um aumento nos gastos estruturais do partido. Tal aprovação ocorreu num mesmo Congresso em que houve  grande pressão por parte  dos setoriais e secretarias temáticas pela garantia de verbas para o custeio de suas atividades.

Perseguição a Lula

A notícia ocorreu na sexta-feira, 02/06.  De repente começou a circular a informação de que o MPF de Curitiba, em sua perseguição ao Lula, havia emitido um pedido de condenação do ex-presidente e de outros seis réus pelos crimes de corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro e que para Lula seria aplicada, ainda, uma multa de 87 milhões. Não se sabe mais o que ainda vão fazer na tentativa incansável de impedir a candidatura de Lula à presidência da República.

O Futuro do Partido

O PED e os congressos estaduais e nacional do PT atenderam as necessidades imediatas do partido, que recolocaram o partido no centro da luta por Eleições Diretas e pelo pleno restabelecimento da democracia.  Há concordância de que daqui a dois anos se faça um novo debate interno para seleção de ideias que possam definir os novos rumos do partido, levando-se em conta sua reorganização para que se torne um espaço que garanta uma concepção de grande amplitude, que possa dar conta do debate mais profundo sobre a soberania do país e do projeto de socialismo democrático que inspira a esquerda brasileira.

Por Álvaro Maciel, Secretário Estadual de Cultura do PT – RJ, para a Tribuna de Debates do PT. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast