Antes críticos, agora políticos tentam tirar proveito da Transposição

Após anos de críticas do PSDB ao Projeto de Transposição do São Francisco, tucanos tentam se aproveitar de inaugurações para colher os louros políticos

Reprodução/Youtube

Tucanos criticaram transposição do São Francisco até entrarem no poder pelo golpe

Com a conclusão de boa parte das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, não faltam políticos golpistas tentando se apropriar dos resultados de um dos maiores legados dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O PSDB, que hoje ocupa o Ministério da Integração Nacional e elogia o projeto, no passado apenas criticou e tentou criar empecilhos às obras.

O golpista Michel Temer, que deu o golpe e retirou a presidenta eleita Dilma Rousseff do poder, é um dos que tentam se aproveitar da chegada da água ao sertão. Prova disso é que ele deve visitar, na sexta-feira (10), viajará ao interior da Paraíba,  a cidade de Monteiro, para inaugurar uma estação de bombeamento da Transposição do Velho Chico.

O caso de Temer não é isolado. Diversos representantes do PSDB também têm tentado se aproveitar do São Francisco, agora que as obras estão em fase de conclusão.

Em uma matéria de 2006, o jornal “Folha de São Paulo” já informava que “no Estado onde o rio nasce, Minas Gerais, o governador reeleito Aécio Neves (PSDB) declara ser contrário à obra”. Alguns anos depois, em 2014, durante campanha à Presidência da República, o tucano veio à público dizer que a transposição estava abandonada e que o governo federal estaria “gastando mal o dinheiro” (veja abaixo).

Na terça-feira (7), o deputado federal José Guimarães (PT-CE), lembrou que “FHC foi ao Ceará e fez um belo comício, em 1994, quando disse: no meu governo, nos primeiros 4 anos, eu vou começar a obra”. “Passaram os 8 anos e não fizeram nada. Mas o País sabe que esta obra foi pensada estrategicamente pelo Presidente Lula”, completou.

Ele ainda afirmou que agora vê “muitos dos que ficavam fiscalizando a obra, dizendo que essa obra não tinha futuro, querendo fazer festa com chapéu alheio, como dizem os cearenses”.

No passado, além de Aécio Neves, outros tucanos não pouparam críticas à obra. É o caso de Rui Palmeira, prefeito de Maceió, que chegou a dizer que a “transposição do São Francisco não passa de peça publicitária do governo”.

Os deputados do PSDB Nilson Leitão, Carlos Brandão, Raimundo de Matos e Daniel Coelho ousaram ainda mais ao chamar os governos petistas de incompetentes. Eles ainda classificaram as obras como “projeto furado”.

Reiteradas vezes, ao longo dos últimos anos, os veículos oficiais do PSDB atacaram o projeto de transposição, que foi chamado de “fracasso”, “equívoco” e “exemplo de má gestão”.

Cinicamente, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também tentou colher louros sobre a Transposição do Velho Chico durante a inauguração do reservatório de Copiti, em Pernambuco.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast