Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra a Covid-19

Órgão decidiu por unanimidade a utilização da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e da AstraZeneca, feita em parceria entre a Universidade de Oxford e a Fiocruz. Petistas comemoram aprovação mas ressaltam que é preciso executar um amplo programa de vacinação nacional. “Precisamos agora, além da aprovação emergencial de outras vacinas, de um plano e uma campanha de vacinação nacional. E o Congresso funcionando pra obrigar o governo a agir”, afirma a presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, neste domingo (17), o uso emergencial no Brasil das vacinas contra a Covid-19 CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e a AstraZeneca, feita em parceria entre a Universidade de Oxford e a Fiocruz. Os dois imunizantes foram aprovados por unanimidade pelos diretores do órgão. As vacinas serão usadas inicialmente em profissionais de saúde e pessoas de grupos de risco como indígenas e idosos.

“Vacinas aprovadas pela Anvisa! Parabéns a todos(as) que lutaram por esse resultado e ao nosso resistente SUS”, comemorou a presidenta Nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). “Precisamos agora, além da aprovação emergencial de outras vacinas, de um plano e uma campanha de vacinação nacional. E o Congresso funcionando pra obrigar o governo a agir”, afirmou.

“Parabéns aos trabalhadores destas 3 instituições do SUS”, celebrou o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha. “Agora precisamos cobrar a aprovação de outras vacinas com segurança e eficácia comprovadas que já estão em uso em vários países, como a Sputnik V e da Pfizer”, observou Padilha, pelo Twitter.

O deputado pediu urgência na aprovação de outros imunizantes. “Se incorporarmos todas as vacinas já em uso em outros países, poderemos vacinar profissionais de saúde, idosos, pessoas com doenças crônicas e deficiência, indígenas, quilombolas, profissionais da educação, da segurança pública, dos serviços essenciais até o início do inverno”, ressaltou Padilha.

Ele cobrou ainda a execução de um programa nacional de vacinação no país. “É urgente iniciarmos o mais amplo plano de vacinação”, apontou o deputado. “Só a população amplamente vacinada garantirá ambiente para salvar vidas e a economia. O SUS brasileiro sabe vacinar em tempo adequado. Todos os anos vacinamos mais de 80 milhões de pessoas para gripe”, explicou.

O deputado federal Enio Verri (PR) defendeu acesso universal às vacinas e criticou a atuação do governo federal na pandemia. “Depois de todas as sabotagens do presidente da República contra a vacinação, como o atraso na compra, desdém e desconfiança de Bolsonaro quanto à eficácia das vacinas, a Anvisa autorizou o uso emergencial da CoronaVac e AstraZeneca. Vacinação, já, ampla, geral e irrestrita”, escreveu Verri, pelo Twitter.