Após “ação espetaculosa”, Operação G7 não prova nada contra o PT

Após 5 anos de investigações, Operação G7 absolve 21 acusados no Acre. Presidente do PT no estado critica julgamento precipitado da imprensa

Ermício Sena (foto: divulgação)

A Justiça Federal em Rio Branco (AC) absolveu 21 acusados da Operação G7. A investigação foi deflagrada em 2013 pela Polícia Federal (PF) contra um suposto cartel para fraudar licitação de 3.348 casas populares do programa “Cidade do Povo”, criado pelo governador Tião Viana (PT).

A operação, focada em filiados do PT no estado, foi amplamente usada pela grande mídia para atacar o partido. Os acusados, porém, provaram sua inocência após cinco anos de investigação.

Em nota, o presidente regional do Partido dos Trabalhadores no Acre, Ermício Sena, criticou a espetacularização da operação da PF e o julgamento precipitado da imprensa. “Essas 21 vítimas foram ofendidas no que lhes pode ser mais sagrado: suas imagens e honra”.

De acordo com ele, a investigação teve viés ideológico e prejudicou profundamente as personalidades envolvidas injustamente. “Esses homens foram execrados pela sociedade e sofreram, além do cárcere, com a desconstrução de suas carreiras, suas empresas e até com a dilapidação de suas saúdes física e mental. Perderam bens, família, saúde e até a vida”.

Por fim, Sena se solidarizou com os investigados – agora inocentados – e celebrou o fim “do dramalhão conhecido como Operação G7”.

Leia a nota na íntegra:

O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no Acre vem a público se pronunciar diante da divulgação de sentença proferida pela Justiça Federal nesta segunda (9), inocentando aqueles que injustamente foram acusados de serem criminosos pela espetaculosa, midiática e hollywoodiana operação da Polícia Federal denominada de G7.

Após acusação e “sentença” sumária em uma ação que mais parecia coisa de polícia ideológica, 21 pessoas, entre funcionários públicos e empresários, foram presas, a partir de um inquérito inconsistente, inconclusivo e atrapalhado. Tal investigação, que levava do nada a lugar nenhum, tinha única e exclusivamente o objetivo de enlamear o nome do governador Tião Viana e levantar a opinião pública contra o Partido dos Trabalhadores, por meio dos militantes supostamente envolvidos neste crime que nunca existiu.

De forma leviana e em conluio com setores de uma imprensa marrom, escutas que violavam a intimidade de pessoas de conduta ilibada foram vazadas, configurando ofensa grave. A observância do princípio da dignidade da pessoa humana requer o respeito à essência de um atributo inerente à personalidade: a honra. E essas 21 vítimas foram ofendidas no que lhes pode ser mais sagrado: suas imagens e honra.

Presos, sem direito a defesa proporcional ao tamanho dos ataques sofridos, esses homens foram execrados pela sociedade e sofreram, além do cárcere, com a desconstrução de suas carreiras, suas empresas e até com a dilapidação de suas saúdes física e mental. Perderam bens, família, saúde e até a vida.

Jamais haverá reparação proporcional à ofensa causada a essas 21 pessoas, além de uma equipe inteira de governo e seu líder maior, o nosso governador Tião Viana. Porém, mais essa sentença prova a inocência dos cidadãos denunciados e presos na tal Operação G-7. Cidadãos ditos supostos criminosos, que não passaram de vítimas – ao serem usados para atingir a honra não só deles, mas de todos os envolvidos nesse projeto que tem mudado a vida dos mais pobres e excluídos.

Ao Partido dos Trabalhadores e sua militância resta a esperança do fortalecimento e da idoneidade das instituições e a crença na Justiça – seja ela de Deus ou dos homens. Por fim, nos solidarizamos com todos aqueles que foram ofendidos em suas almas com tamanha injustiça deste dramalhão conhecido por Operação G7.

Rio Branco – Acre, 10 de janeiro de 2017.

Ermício Sena
Presidente Regional do Partido dos Trabalhadores no Acre

Da Redação da Agência PT, com informações do Diretório Estadual do PT no Acre

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast