Após registros de candidaturas, Lula mantém liderança isolada

Ex-presidente segue na frente com 31% das intenções de votos e ganha também no segundo turno, com 43% dos votos

Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Ex-presidente Lula lidera pesquisa de intenção de votos

Após os registros das candidaturas, Lula mantém a liderança das intenções de votos para as Eleições 2018, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (17). Segundo a pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 13 e 15 de agosto, o ex-presidente tem 31%, índice que o petista mantém desde o dia 15 de maio.

Atrás de Lula, aparecem Jair Bolsonaro (PSL) com 20%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 9%, Marina Silva (Rede) com 8%, Ciro Gomes (PDT) com 7% e Álvaro Dias (Podemos) com 5%. Brancos e nulos somam 16%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o código BR-02075/2018. Em um cenário hipotético sem o nome de Lula, a pesquisa registrou que brancos, nulos e indecisos somam 31%, o que demonstra que parcela expressiva da população quer ver o ex-presidente na disputa de 2018.

Segundo turno

A XP/Ipespe também testou situações para o segundo turno das eleições. Em uma eventual disputa entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 43% das intenções de voto contra 34% do candidato do PSL. Há três semanas, a diferença entre os dois era de apenas 6 pontos.

A margem de erro máxima da pesquisa, para os dois turnos, é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. A XP/Ipespe ouviu 1 mil entrevistados por telefone de todas as regiões do país.

Os questionários foram feitos com uma leitura aleatória dos nomes dos candidatos, nas perguntas estimuladas.  Os resultados foram submetidos a uma fiscalização posterior em 20% dos casos para verificar as respostas. Segundo o XP/Ipespe, a amostra representa a totalidade de brasileiros com acesso à rede telefônica fixa e telefone celular, sob critérios de estratificação por sexo, idade, nível de escolaridade e renda familiar .

O nível de confiança do levantamento é de 95,45%, o que significa que se o mesmo questionário fosse aplicado mais de uma vez nesse mesmo período e sob as mesmas condições, esta seria a chance do resultado se repetir, dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Infomoney

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast