Após Seminário, PT da Paraíba define novas estratégias de comunicação

Segundo presidente do Diretório Estadual, Jackson Macêdo, desafio agora é ampliar debates sobre comunicação e democracia para além da capital

PT-PB

Seminário de Comunicação do PT da Paraíba aconteceu no último sábado (27)

O Diretório Estadual do PT da Paraíba, com o apoio da Secretaria Nacional de Comunicação do PT, realizou no último sábado (27) o Seminário Estadual de Comunicação, evento voltado para traçar um panorama sobre comunicação e disseminação de informação nos dias de hoje e o uso das redes sociais.

De acordo com Jackson Macêdo, presidente do PT na Paraíba, o encontro foi positivo e necessário diante do atual cenário político nacional: “É uma pauta que está na agenda atual da conjuntura. A questão da comunicação e da democracia é extremamente importante para a gente compreender a atual conjuntura, principalmente a partir do resultado das eleições passadas em que foram utilizadas fake news e redes sociais de forma desleal pelo presidente eleito.”

Sobre o evento, Macêdo afirmou ainda que a presença dos professores universitários proporcionou um debate qualificado e definiu qual é o próximo desafio do partido na Paraíba. “Foi um debate extremamente proveitoso. Eu acho que o desafio agora da direção estadual é levar esses debates para os diretórios municipais no interior do estado. Nós vamos fazer algumas caravanas regionais e vamos incluir na pauta o debate da comunicação, das redes sociais e de como se comunicar melhor do ponto de vista interno”, apontou.

O secretário estadual de Comunicação do PT-PB, Josivaldo Farias, também ressaltou a importância das discussões realizadas: “É um debate que a gente já tem feito há algum tempo para desenvolver o conjunto do partido e discutir os novos desafios da comunicação e redes sociais. É necessário levantar essas questões a partir da necessidade de discutir isso rumo às eleições de 2020.”

A secretária estadual de Mulheres do PT-PB, Zezé Béchade, destacou as falas trazidas pelos professores universitários Edônio Alves e Joana Belarmino: “um dos pontos principais citados pelos professores e que ficou bem marcado é que não há politica sem comunicação e nem comunicação sem política nos dias atuais. A professora Joana destacou que hoje nós não temos um jornalismo investigativo, mas a mídia trazendo a notícia como entretenimento. Chegamos à conclusão de que o que está acontecendo no Brasil é isso, não se tem informações sérias ou são distorcidas, e as pessoas não conseguem formar um senso crítico.”

A partir dos debates realizados no sábado, o professor de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Edônio Alves sintetizou o principal desafio do PT no que diz respeito à comunicação e apontou o desafio de  unificar ação e discurso no contexto da realidade virtual contemporânea e da pós-verdade –  sem abrir mão da necessária hegemonia ética inerente a um partido de esquerda – questionando como fazer essa unificação em um “país periférico do capitalismo (ou em desenvolvimento como queiram) com um grande contingente de sua população semi-analfabeta, analfabeta funcional (e digital) e capturada pelo fundamentalismo religioso das igrejas neopentecostais e sensibilizada pelo discurso antissistêmico, que nega a política, (a partir da falsa cruzada contra a corrupção) e contra a política e os políticos?”

“É sobre isso que temos que nos debruçar no momento em termos de comunicação e política”, concluiu Alves.

A iniciativa do Seminário é um desdobramento da Conferência Nacional de Comunicação Lula Livre, realizada em abril do ano passado, que definiu como um dos focos do partido a ampliação do debate sobre temas como redes sociais e o papel da comunicação na desconstrução da narrativa da extrema direita. O Seminário de Comunicação ocorreu na sede estadual do partido e foi dividido em duas mesas temáticas, “Comunicação e Democracia” e “Redes Sociais: Melhores práticas e integração com estratégia nacional”.

Da Redação da Agência PT de Notícias