Apropriação indébita: feito chupim, Bolsonaro inaugura obras do PT

Sem ter feito nada de relevante em seu governo, presidente monta um roteiro de inaugurações de projetos dos governos de Lula e Dilma

Site do PT

Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo, o governo Bolsonaro acaba de montar um roteiro de inaugurações de obras que chegam a 33 no total. Até aí é bastante louvável por parte do presidente a entrega de obras e serviços essenciais à população brasileira. O Partido dos Trabalhadores é o primeiro a apoiar a medida.

O problema é que 25 dessas obras relacionadas foram planejadas pelos governos do PT. Delas, 2 foram iniciadas no governo de Michel Temer. E apenas 6 saíram do papel no atual governo, mas também já haviam sido discutidas nas gestões anteriores.

Outro detalhe: 18 das obras prometidas correspondem ao setor rodoviário e já faziam parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), criado pelo governo do PT em 2007. Apenas uma delas começou na gestão do atual governo.

O PT sempre foi a favor de que os governos dessem sequência às obras iniciadas pelas gestões passadas e – lógico –  aprova a conclusão de obras inacabadas para beneficiar o país. Isso comprova inclusive a eficiência administrativa e de planejamento dos governos petistas que pensaram, debateram e elaboraram os projetos.

Apropriação indébita

O problema é que Bolsonaro repete na Presidência da República a prática comprovada em seus 28 anos de mandato parlamentar, em que apresentou apenas 2 projetos. Ou seja, não fez nada até hoje, mas comete apropriação indébita das obras planejadas pelos governos Lula e Dilma e as inaugura como se fossem realizações do seu governo.

Bolsonaro age como o chupim, fazendo de conta que as obras são iniciativa de seu governo. Com vários nomes diferentes, o chupim é um pássaro conhecido por colocar seus ovos nos ninhos de outras espécies de aves. No popular, é aquela pessoa que se beneficia dos feitos dos outros. Falso, esperto.

Sem a mínima preocupação com a pandemia do coronavírus que já provocou quase 120 mortes no país, Bolsonaro tem viajado pelo país e provocado aglomerações entre seus apoiadores para inaugurar essas obras que tem o carimbo do PT.

Exemplos de apropriação indébita de obras por parte do chefe de governo vão desde a entrega de trecho da transposição do Rio São Francisco, onde ele posou para fotos e vídeos como se fosse o dono da ideia te as obra de recuperação da BR 163, Cuiabá-Santarém, que ele “inaugurou” no dia 14 de agosto. Lá, o que ele teria inaugurado realmente foi apenas um trecho de 7%  da rodovia, sendo que os governos Lula e Dilma executaram a maior parte dos serviços de recuperação.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast