Araraquara: Mulheres são maioria na equipe de governo de Edinho Silva

Prefeito petista, reeleito nas eleições de 2020, nomeou mulheres para dez das 15 secretarias municipais que formam o seu governo na cidade paulista

Ascom/Prefeitura de Araraquara

Secretariado de Edinho Silva tem maioria de mulheres

O prefeito petista de Araraquara (SP), Edinho Silva, reeleito em 2020, na nova composição do seu governo faz uma opção pela competência e  capacidade das mulheres para atuar na administração pública.

Das 15 secretarias municipais da Prefeitura de Araraquara, dez delas serão comandadas por mulheres, entre elas as pastas da Saúde e da Educação.

Veja a relação das mulheres que tomaram posse no dia 8 de janeiro, juntamente com o restante da equipe do prefeito Edinho Silva.

• Eliana Honain (Saúde),
  • Clélia Mara dos Santos (Educação),
  • Juliana Agatte (Governo, Planejamento e Finanças),
  • Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça, Modernização e Relações Institucionais),
  • Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social),
  • Priscila Luiz (Comunicação),
  • Sálua Kairuz Manoel Poleto (Desenvolvimento Urbano),
  • Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular),
  • Teresa Cristina Telarolli (Cultura)
  • e Milena Pavanelli (Esportes e Lazer)

A posse foi realizada em evento no Centro Internacional de Convenção, mas sem presença de público, com regras sanitárias de prevenção da Covid-19 e transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Araraquara.

Eliana Honain, chefe da pasta da Saúde, reforçou o compromisso da administração em melhorar a vidas das pessoas. “Vamos continuar lutando para fazer a cidade melhor a cada dia, executando políticas públicas que modifiquem a vida da população. Cada um de nós vai dar o melhor para uma Araraquara mais justa, cidadã e democrática”, declarou.

Além delas, outras mulheres estarão desempenhando funções importantes no governo petista de Araraquara. Roseli Gustavo (Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara, a Fundesport), Lúcia Ortiz (Presidente da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves, a Fungota), Cidinha Silva (Presidente do Fundo Social de Solidariedade), Fernanda Fegadolli Nascimento (Ouvidora Geral do Município), Alessandra Laurindo (Coordenadora de Políticas de Igualdade Racial), Carolina de Mattos Galvão (Coordenadora de Bem-Estar Animal), Erika Matheus (Assessora Especial de Políticas LGBT) e Juliana Záccaro (Comandante da Guarda Municipal de Araraquara) também foram empossadas na cerimônia.

Durante a posse, a assessora de Políticas LGBT, Erika Matheus, parabenizou o prefeito Edinho Silva pelas políticas de participação popular e de combate ao preconceito. “Agradeço ao prefeito pela atenção com as políticas LGBT, que são muito importantes no cenário atual da sociedade. É um prazer imenso estar aqui.”

Mulheres na política

Também em Juiz de Fora (MG), a prefeita petista Margarida Salomão, nomeou mulheres para comandar dez das 20 secretarias municipais que compõem a estrutura do poder municipal.

Além disso, como resultado das eleições municipais de 2020, no campo progressista, o PT foi o partido que mais elegeu mulheres em 2020.

Com 561 eleitas para o legislativo municipal, o PT lidera o ranking que é seguido pelo PDT (507), PSB (411), PC do B com 122 vereadoras e PSOL com 31 eleitas em todo país.

E na disputa pelas prefeituras, o PT elegeu 28 prefeitas e 51 vice-prefeitas.

Da Redação, com Ascom/Araraquara