Argentina inicia vacinação contra Covid-19 na terça-feira

 A Argentina autorizou em “caráter de emergência” o uso da vacina russa Sputnik V nesta semana, após acordo para fornecimento de 25 milhões de doses. No Brasil, Bolsonaro diz “não dar bola pra isso”. Para dar exemplo, o presidente Alberto Fernández será o primeiro a tomar a vacina

Reprodução/Página12

Presidente argentino em conferência com especialistas e governadores

Enquanto Bolsonaro diz não se importar com o fato, o presidente argentino Alberto Fernández anunciou a vacinação contra a Covid-19 a partir de terça-feira. A Argentina autorizou em “caráter de emergência” o uso da vacina russa Sputnik V nesta semana, após acordo para fornecimento de 25 milhões de doses. A vizinha Argentina é o quarto país latino-americano a iniciar a vacinação, seguindo o México, Chile e Costa Rica.

Para dar exemplo, o presidente Alberto Fernández será o primeiro a tomar a vacina. “As pessoas levantam muitas dúvidas sobre a qualidade científica da Rússia, mas o instituto que desenvolveu a vacina (Instituto Gamaleya), é um instituto que tem vários prêmios Nobel na sua equipe de pesquisadores”, disse Fernández em entrevista coletiva de 10 de dezembro. “E para acabar com todas as dúvidas, assim que a vacina estiver aqui, o primeiro a se vacinar serei eu”. afirmou o presidente argentino.

Pessoas do grupo de risco e profissionais da saúde são os primeiros da fila de vacinação.  “A ideia é que, quando chegue o outono, nós tenhamos a maior parte da população de risco vacinada”, disse Fernández em uma videoconferência com governadores. A Argentina também contará com vacinas com a Universidade de Oxford, associada à farmacêutica AstraZeneca. “Enquanto isso, vamos nos cuidar e que todos entendam que o risco existe e que é preciso evitar aglomerações”, completou.

Da Redação com Agências

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast