Assista à CPI da Covid ao vivo, com depoimento de Nise Yamaguchi

Médica é suspeita de integrar ministério paralelo criado por Bolsonaro para ignorar recomendações científicas na gestão da pandemia

Site do PT

A CPI da Covid entra em sua sexta semana, nesta terça-feira (1º), colhendo o depoimento da médica Nise Yamaguchi, uma das pessoas apontadas como integrante do ministério paralelo que Jair Bolsonaro criou para fazer uma gestão da pandemia contrária às recomendações científicas.

Assista a cobertura completa da audiência na TVPT (vídeo abaixo), que, além de transmitir o depoimento de Nise, trará comentários e análises de especialistas e parlamentares do Partido dos Trabalhadores. A transmissão começa às 9h.

Conforme apontam documentos que a Casa Civil da Presidência da República teve de entregar à Comissão Parlamentar de Inquérito, Bolsonaro – após decidir que ignoraria as recomendações científicas para priorizar a economia e condenar, assim, centenas de milhares de brasileiros à morte – passou a se cercar de pessoas que o apoiariam.

Dessa forma, passou a não ouvir nem mesmo o Ministério da Saúde, preferindo tomar as decisões com não especialistas ou médicos que tinham o discurso que lhe interessava. Nise, que chegou a ser afastada do Hospital Albert Einstein após afirmar que a cloroquina era capaz de evitar a Covid-19, foi uma das que serviu aos interesses do atual presidente.

A CPI da Covid fará ainda outra audiência, na quarta-feira (2), quando será ouvida a médica infectologista Luana Araújo, que foi indicada para o cargo de Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde pelo ministro Marcelo Queiroga, mas nunca chegou a ser efetivada. Com especialização em infectologia pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, ela afirma não haver dúvidas de que a hidroxicloxicloroquina e a ivermectina não combatem a Covid-19.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast