Associação promove Semana Nacional em Apoio às Vítimas da Covid-19

Evento com atos solenes, seminários e manifestações acontece até 23 de outubro. O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), coordenador da associação, mobiliza a criação de uma Comissão Geral na Câmara dos Deputados

Fundada em maio deste ano, a Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid realiza, entre 17 a 23 de outubro, a 1ª Semana Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid.

Atos solenes, seminários, manifestações e acompanhamento das vítimas do Coronavírus e familiares no depoimento à CPI integram as atividades da entidade durante a semana.

O deputado federal, Pedro Uczai (PT/SC), coordenador da associação, mobiliza a criação de uma Comissão Geral na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia 19.

Uczai lembra os 603 mil mortos pela Covid e a irresponsabilidade do governo federal. Ressalta ainda a necessidade de debates com temas fundamentais e estratégicos para os brasileiros e brasileiros que enfrentam a pandemia, como a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos organizar uma Comissão Geral para discutir legislação, políticas públicas e as denúncias por meio da Associação. Vamos fazer justiça”, defende o parlamentar.

Veja o vídeo, na íntegra, abaixo:

A associação foi criada após plenárias nacionais realizadas por iniciativa de parlamentares, sob a coordenação do deputado Pedro Uczai, com movimentos sociais, redes de entidades de direitos humanos, de saúde, de ciência e tecnologia e de religiosos.

A entidade tem como finalidade promover uma aliança estratégica entre vítimas da Covid, seus familiares e entidades da sociedade civil e movimentos que vêm confrontando a política do governo federal na pandemia.

Debates

A série de debates teve como primeiro tema, neste dia 18, o Direito Humano à Vacinação. A mesa de abertura contou com a mediação da coordenadora Nacional da Vida e Justiça, a sanitarista e presidenta do CEBES, Lúcia Souto.

Também foram discutidos o cenário da vacinação no Brasil, a defesa do complexo econômico industrial da saúde, o cenário atual de produção de insumos, caminhos para a autossuficiência e a defesa dos Institutos como a Fiocruz.

Os desafios futuros do Programa Nacional de Imunização, as estratégicas para minimizar efeitos dos movimentos contra a vacina, as fake news e a defesa do Sul somaram os assuntos debatidos.

Programação

A programação segue até o dia 23. Acompanhe nas mídias digitais da Associação Vida e Justiça pelos canais: https://www.facebook.com/vidaejustica/ ou no Youtube

Dia 19 – terça-feira: Ato Inter-Religioso pelas 600 mil pessoas falecidas em Brasília

Dia 20 – quarta-feira: Campanha Nacional em Solidariedade aos Órfãos da COVID

Dia 21 – quinta-feira: Seminário das Pessoas com Deficiência, Doenças Raras e Vítimas Indiretas da Pandemia / A experiência argentina da taxação dos super-ricos para financiar as políticas públicas para as vítimas da COVID

Dia 22 – sexta-feira: Seminário Nacional da Memória

Dia 23 – sábado: Ato de encerramento – lançamento da Carta em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast