Ato em defesa da Soberania Nacional e da Petrobras no Rio de Janeiro

Cerca de 70 entidades realizaram o ato na tarde desta quinta-feira (3) no Rio de Janeiro com a mobilização de movimentos sociais, parlamentares e estudantes

Divulgação

Nesta quinta-feira (3), cerca de 70 entidades realizaram o ato em defesa da Soberania Nacional e da Petrobras no Rio de Janeiro. Mais de 20 mil pessoas saíram em caminhada da Candelária até o edifício sede da Petrobras na união de dois protestos – o outro convocado para mobilização pela Educação e contra as privatizações de Bolsonaro. Aos gritos de “a nossa luta unificou, estudante junto com trabalhador”, participaram integrantes de movimentos sociais, de empresas públicas, parlamentares e lideranças estudantis. O ato integra uma agenda que prevê articulações entre o movimento social, parlamentares e estudantes e tem como eixo a soberania nacional e popular.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) apoiou a manifestação, ao lado do Comitê Nacional pela Soberania, vinculado à Frente pela Soberania Nacional e Popular, das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, da CUT e de outras centrais sindicais, Fisenge, UBes, Une e dezenas de sindicatos.

Parlamentares do PT também encamparam a luta. Estavam presentes a presidenta Nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), a deputada federal Benedita da Silva (PT) e o ex-senador Lindbergh Farias (PT).

O evento mobilizou a luta para barrar o programa do governo federal, idealizado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que quer a privatização, desnacionalização e destruição do patrimônio público brasileiro. Estão em jogo empresas públicas estratégicas para o país, como a Casa da Moeda, Eletrobras, Dataprev e Serpro, os Correios e os recursos da Educação.

A presidenta Nacional do PT reforçou a importância de lutar nas ruas contra o desgoverno. “Vamos impedir que Bolsonaro destrua o Brasil. Não podemos fraquejar e temos que cada dia mais ocupar os espaços da rua, na coragem e na convicção de que o Brasil é nosso. Parabéns por esse ato. Parabéns pela resistência e pela luta de todos. E Lula Livre, porque Lula representa a conquista do povo brasileiro. Nós queremos justiça para ele e também queremos que os assassinos de Marielle apareçam”, completou Gleisi.

Outro presente durante o ato foi Guilherme Estrella, geólogo e descobridor do Pré-sal. Em sua fala, Estrella comemorou o aniversário da Petrobras e demonstrou sua preocupação com a privatização como um alerta para todos. “Hoje é um dia de alegria, porque completamos 66 anos de Petrobras. É uma vitória do povo brasileiro, para aqueles que a fundaram do zero. Não havia uma empresa trabalhando com petróleo no país e hoje ela é a mais competente do planeta no ramo.”

“A integridade da Petrobras é fundamental para que tenhamos condições de continuar a construir um Brasil mais soberano e igualitário. Mas também é um dia de preocupação, porque esse governo tem um projeto de acabar com o Brasil e, para isso, quer acabar com a Petrobras. Essa energia de todos que estão aqui nos dão força para continuar a luta contra as entregas e contra a privatização da Petrobras”, concluiu Estrella.

Da Redação da Agência PT de Notícias