Ato Nacional em defesa do Meio Ambiente e da Amazônia será realizado em Marabá

Gabriel Paiva

Airton Faleiro e Beto Faro

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia realiza nesta quinta-feira (17), na cidade de Marabá (PA), o Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia. Já estão confirmados para o evento as presenças de dirigentes nacionais e regionais de entidades acadêmico-científicas e ambientais, de movimentos sociais e sindicais, além de parlamentares federais e estaduais de vários partidos e representantes do governo estadual e municipal. O cacique indígena Raoni Metuktire, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia, já confirmou presença no evento.

A abertura do Ato ocorrerá a partir das 9h com discursos de representantes de entidades que compõem o Fórum, lideranças partidárias e parlamentares, e seguirá com uma mesa de debate com o tema: “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”. O Ato Nacional ainda promoverá uma Caminhada pelo Meio Ambiente no final da tarde, e um Ato Político e Cultural à noite para encerrar a atividade na cidade de Marabá. A abertura e o debate serão realizados no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, e o Ato Político-Cultural na Praça da Folha 16, no bairro Nova Marabá.

Os deputados federais Airton Faleiro (PT-PA) e Beto Faro (PT-PA) participam ativamente da organização do evento. Faleiro vai coordenar a mesa de abertura e de escuta dos movimentos sociais, e Faro será um dos coordenadores da mesa de debate.

O evento contará ainda com a presença da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), do líder da bancada do Partido na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), do senador Paulo Rocha (PT-PA) – representando a bancada da Oposição no Senado – além dos deputados federais petistas Carlos Zarattini (SP), Célio Moura (TO), João Daniel (SE) e José Ricardo (AM).

Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia

Criado em 28 de agosto na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o Fórum surgiu como uma resposta à política antiambiental e antiindigenista do governo Bolsonaro. Além de parlamentares do campo da oposição e partidos, reúne mais de 30 entidades dos movimentos sociais e organizações de classe. Para o coordenador do Fórum, o deputado Airton Faleiro, o evento em Marabá pode servir como inspiração para novas ações.

“Diante dos ataques do governo Bolsonaro ao meio ambiente e aos povos da Amazônia, somos chamados a reagir de forma unificada contra o discurso e atos oficiais que têm encorajado o capital predatório a destruir a Amazônia e o meio ambiente”, afirma Faleiro. Ele também destaca que o Fórum se coloca à disposição de outros estados da região e do restante do País para auxiliar em novas mobilizações.

Confira a programação:

Dia 17 de outubro, a partir das 9h – Marabá, Pará;

– 9h às 12h30, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Mesa de abertura e escuta dos movimentos sociais;

– 14h às 17, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Debate “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”;

– 17h às 18h30, itinerário a ser definido: Caminhada pelo Meio Ambiente;

– 18h30 às 22h, Praça da Folha 16: Ato político-cultural – encerramento.

Por PT na Câmara