Audiência revela violência política contra parlamentares negras e transexuais

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) promove nesta terça-feira, 23, audiência online temática com a participação de parlamentares negras – cis e trans, além de organizações da sociedade civil

Divulgação/Site do PT

Março de lulas das mulheres negras

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) promove nesta terça-feira (23), às 12h, uma audiência online temática com a participação de parlamentares negras – cis e trans, além de organizações da sociedade civil. O objetivo do evento, aberto ao público, é denunciar os constantes casos brasileiros de violência refletidos em atentados à vida e ataques de ódio, sejam virtuais e/ou físicos.

Vítimas da violência pública e eleitoral no Brasil, organizações de direitos humanos, de mulheres negras e LGBTI+ vão participar do encontro por meio da plataforma Zoom.

Parlamentares negras e trans vão revelar o silêncio e a negligência do Estado perante as suas denúncias, que revela a fragilidade da democracia brasileira diante do acirramento das tensões políticas que marcou o processo eleitoral de 2020 como um dos mais violentos dos últimos anos.

O caso emblemático de Carolina Iara (PSOL/SP), que teve sua casa alvejada por tiros em São Paulo, é uma das denúncias que estão na pauta e a co-vereadora irá participar da audiência em parceria com as parlamentares Erika Hilton (PSOL/SP) e Ana Lúcia Martins (PT/SC), que também estão sofrendo ameaças durante seus mandatos.

“É importante que, mundialmente, as pessoas tenham conhecimento do que acontece nos outros países. É preciso que o que aconteceu comigo e com outras vereadoras negras também reverbere, para que a discussão e as ações sejam amplas. Espero que a denúncia mobilize as lideranças mundiais e que de alguma forma essa e outras formas de violência deixem de ocorrer e caso ocorram, que tenhamos suporte para preservar a nossa vida. Que com essas ações de alcance mundial, o nosso país, os Estados e os municípios criem leis e mecanismos de proteção e segurança para parlamentares que lutam por direitos humanos e justiça social. O Brasil não defende e não protege aquelas e aqueles que lutam pelos direitos humanos em nosso país”, enfatiza a vereadora Ana Lúcia (PT/SC).

Bruna Benevides, secretária de Articulação Política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), será a pessoa responsável por finalizar a audiência com recomendações à CIDH, elaboradas pelas organizações participantes.

A audiência é resultado da articulação das organizações Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA); Criola; Terra de Direitos; Instituto Marielle Franco; Justiça Global; Rede Nacional de Negras e Negros LBGT,  e o Instituto Raça e Igualdade que protocolaram o pedido de audiência para visibilizar e reivindicar do governo brasileiro uma atuação coordenada para proteger a vida e os direitos políticos das candidatas eleitas, diante do fenômeno da violência política e eleitoral.

Serviço

Audiência temática sobre violência política na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Data: 23 de março (terça-feira), às 12h

Link para a audiência via plataforma Zoom.

Links das Pesquisas:

Violência Política e Eleitoral no Brasil