Bancada do PT critica Bolsonaro por desprezar brasileiros que passam fome

“Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira”, declarou Jair na manhã desta sexta (19), durante café da manhã com jornalistas estrangeiros

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais nesta sexta-feira (19) para criticar a fala de Jair Bolsonaro (PSL) de que passar fome no Brasil é “uma grande mentira”. A inusitada afirmação foi feita durante café da manhã com jornalistas estrangeiros. Questionado pelo correspondente do jornal espanhol “El País” sobre os planos de seu governo para dar suporte ao aumento da pobreza e da fome no país, ele disse que não existe fome no Brasil e que é “discurso populista” quem diz o contrário.

Enio Verri (PT-PR)  afirmou que a declaração revela um presidente que ignora o Brasil e deu uma dica: “ele poderia visitar a região do Distrito Federal onde a sua esposa nasceu, o Sol Nascente, considerada a maior favela da América do Sul, onde se passa fome, sim”. Já a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), alertou que “Bolsonaro desdenha de dados da ONU que mostram que o país tem 5,2 milhões de pessoas passando fome, ignorados e invisíveis a esse governo insensível. É revoltante”.

Desprezo de Bolsonaro pelos famintos

Para o deputado e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (SP), todo mundo sabe que o Brasil voltou para o mapa da fome e que Bolsonaro também sabe. “Seu discurso não somente nega e censura de uma realidade que se apresenta, mas, simbolicamente, traz consigo o silenciamento, a ocultação e o desprezo pelos famintos e pobres”.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) escreveu em seu Twitter que o fato de Bolsonaro negar uma realidade que milhares de brasileiros sofrem e que mata “só pode ser cegueira da realidade social, falta de sensibilidade humana ou maldade pura”. O deputado Carlos Veras (PT-PE) comentou no microblog: “Pasmem, a fala é do presidente do Brasil”.

Para o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o Bolsonaro não tem a menor noção da realidade brasileira e, pior, “não tem nenhuma humildade para aprender”.

Estupidez tremenda

Erika Kokay (DF-PT) criticou Bolsonaro por nada fazer contra a fome e ainda falar que “é uma grande mentira” a existência do problema no País. “A declaração é de uma estupidez tremenda, de quem não conhece o próprio país. Bolsonaro, virar as costas para a fome não vai fazer ela deixar de existir”, afirmou a deputada.

O deputado Odair Cunha (PT-MG) recordou que o chefe do Executivo, em outra declaração desastrosa, já disse que não vê problemas no trabalho infantil e agora diz que não existem pessoas passando fome no Brasil. “O capitão tem uma venda de ignorância sobre os olhos e simplesmente não enxerga a realidade do país que tenta, sem sucesso, governar”, comentou o parlamentar mineiro. Na mesma linha José Guimarães (PT-CE) disse que para o “governo Bolsonaro isso é normal, assim como o trabalho infantil. Nunca vimos coisa igual no nosso país”.

Assis Carvalho (PT-PI) lança uma pergunta, “De qual país ele está falando? ”, questiona o deputado.

A alienação de Bolsonaro

Segundo Bolsonaro, “passar fome no Brasil é uma grande mentira”. Ele disse que “passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”.

Segundo a pesquisa mais recente sobre segurança alimentar do IBGE, de 2013, uma a cada cinco famílias brasileiras tinha restrições alimentares ou preocupação com a possibilidade de não ter dinheiro para pagar comida.

ONU

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) o Brasil já voltou ao grupo de países em que a fome é alarmante, o chamado Mapa da Fome, do qual tinha saído em 2014, após várias políticas públicas implementadas pelos governos do PT. Uma das causas é a alta no número de pessoas desempregados no país.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast