Bancada do PT pede “Lula Livre” e “CPI do Queiroz” durante posse na Câmara

Maior bancada eleita nas últimas eleições com 56 deputados também manifestou disposição de defender a democracia e os direitos do povo brasileiro

Lula Marques

Posse da Bancada do PT

Os deputados da Bancada do PT tomaram posse nesta sexta-feira (1), no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, exigindo a liberdade do ex-presidente Lula e a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo que envolve Fabrício Queiroz, ex-assessor da família Bolsonaro. Segurando placas escritas “Lula Livre” e “CPI do Queiroz”, a maior bancada eleita nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados também manifestou disposição de defender a democracia e os direitos do povo brasileiro.

Após a chamada nominal realizada por integrantes da Mesa Diretora para confirmar o juramento de cumprir a Constituição, os petistas pronunciavam a frase “assim o prometo”, seguida da palavra de ordem “Lula Livre”. Apesar de terem sido eleitos 56 deputados nas eleições de outubro, na cerimônia desta sexta tomaram posse 54 parlamentares. A diferença ocorre por conta de duas vagas que foram retiradas pela justiça eleitoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, mas que ainda estão sendo discutidas em instâncias superiores.

Ao iniciar o quinto mandato consecutivo, o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), destacou a honra de comandar um conjunto de parlamentares aguerridos em defesa do País e do povo brasileiro.

“Essa é a Bancada do PT, do presidente Lula, que defende a democracia, os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, e dos aposentados e das aposentadas. Cada um desses deputados carrega uma história e uma trajetória de defesa do povo trabalhador brasileiro. É um orgulho liderar essa bancada, principalmente neste momento político conturbado, de enormes desafios, que vai exigir de nós muita luta e muita mobilização”, ressaltou.

Sobre os desafios desta nova legislatura para a Bancada do PT, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – a única entre os petistas que participou da Constituinte de 1988 – ressaltou que entre as prioridades está o resgaste dos direitos cortados e a defesa daqueles sob ameaça.

“Tenho a expectativa, como parlamentar de oposição, de trazer de volta os direitos que o povo brasileiro perdeu no último governo [de Michel Temer] e os que estão sendo ameaçados pelo atual. Espero que a independência dos poderes seja respeitada, e que a Câmara dialogue e vote apenas os temas que o povo brasileiro acha importante”, destacou.

Lula, democracia e justiça social

Entre os temas importantes que a Câmara deveria pautar nessa legislatura, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) também defendeu a Liberdade de Lula, a democracia e a justiça social.

“Assumimos mais um mandato com o compromisso claro de lutar pela libertação do presidente Lula, de defender a democracia e os direitos fundamentais, tão ameaçados atualmente, de compromisso com os pobres e com a justiça social, e com a vida, principalmente neste momento em que vivenciamos a tragédia de Brumadinho, que ceifou vidas e ameaça o meio ambiente”, disse.

Já o deputado Rui Falcão (PT-SP), que retorna à Câmara nesta legislatura após 18 anos, disse que a bancada deve seguir a orientação de Lula, de lutar em defesa da democracia e do povo brasileiro.

“Depois de estar ontem com o presidente Lula eu venho com a disposição, conforme ele mesmo orientou, de fazer uma oposição aguerrida e qualificada contra a retirada de direitos, contra a reforma da Previdência chilena, e de defender a democracia e a soberania nacional, além claro de defender o povo de São Paulo”, afirmou.

Em ordem alfabética, assumiram o mandato para a legislatura 2019/2022 os seguintes deputados federais do PT:

Afonso Florence (BA)Airton Faleiro (PA)Alencar Santana (SP)Alexandre Padilha (SP)Arlindo Chinaglia (SP)Assis Carvalho (PI)Benedita da Silva (RJ)Beto Faro (PA)Bohn Gass (RS)Carlos Veras (PE)Carlos Zarattini (SP)Célio Moura (TO)Enio Verri (PR)Erika Kokay (DF)Frei Anastácio (PB)Gleisi Hoffmann (PR)Helder Salomão (ES)Henrique Fontana (RS)João Daniel (SE)Jorge Solla (BA)José Airton (CE)José Guimarães (CE)José Ricardo (AM)Josias Gomes (BA)Leonardo Monteiro (MG)Luizianne Lins (CE)Marcon (RS)Margarida Salomão (MG)Maria do Rosário (RS)Marília Arraes (PE)Natália Bonavides (RN)Nelson Pellegrino (BA)Nilto Tatto (SP)Odair Cunha (MG)Padre João (MG)Patrus Ananias (MG)Paulão (AL)Paulo Guedes (MG)Paulo Pimenta (RS)Paulo Teixeira (SP)Pedro Uczai (SC), Professora Rosa Neide (MT)Reginaldo Lopes (MG)Rejane Dias (PI)Rogério Correia (MG)Rubens Otoni (GO)Rui Falcão (SP)Valmir Assunção (BA)Vander Loubet (MS)Vicentinho (SP)Waldenor Pereira (BA)Zé Carlos (MA)Zé Neto (BA) e Zeca Dirceu (PR).

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast