Barrado, Arruda desiste de candidatura ao governo do Distrito Federal

Renúncia acontece após recursos rejeitados no TRE, STJ e TSE. Ele está inelegível por condenação por crimes de improbidade administrativa.

O candidato ao governo do Distrito Federal pelo PR, José Roberto Arruda, desistiu, neste sábado (13), da disputa eleitoral. Condenado pela Lei da Ficha Limpa, o ex-governador do DF indicou Jofran Frejat (PR) como substituto. A mulher de Arruda, Flávia Peres, será candidata a vice-governadora.

O ex-governador do DF foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), em julho deste ano, por crimes de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.

Arruda era pivô no esquema de compra a apoio político para a eleição de 2006, descoberto pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Ele aparece em um vídeo gravado pelo ex-secretário Durval Barbosa, delator do esquema, recebendo R$ 50 mil de propina.

O caso ficou conhecido como “Mensalão do DEM”. Arruda foi preso em 2010, tornando-se o primeiro governador detido durante o mandato.

Barrado, Arruda tentou manter a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos os recursos foram rejeitados e o ex-governador do DF permaneceu inelegível.

Arruda já era pressionado a abandonar a eleição. Na sexta-feira (12), a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) havia pedido ao TSE que todos os atos de campanha do ex-candidato fossem suspensos.

Ainda na sexta, os advogados de Arruda protocolaram uma petição com pedido de urgência no Supremo Tribunal Federal (STF) para que determinasse se a decisão do TSE poderia ser suspensa. O prazo para substituir o candidato termina nesta segunda-feira (15).

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast