Basta de racismo! Precisamos urgentemente ser antirracistas

“Não podemos mais aceitar atos hediondos como esse que, lamentavelmente, têm sido uma constante em nosso país”, diz nota da Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores e da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT. “É preciso combater o racismo estrutural incrustrado na conformação social da sociedade brasileira”, apontam

Site do PT

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores e a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT repudiam o ato de violência e racismo que resultou no assassinato do Sr. João Alberto Silveira Freitas, nas dependências de uma unidade do supermercado Carrefour, na zona norte, de Porto Alegre, na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra.

Exigimos das autoridades constituídas a imediata apuração do caso e a adoção de medidas de responsabilização civil e criminal dos envolvidos, sem nenhum espaço à impunidade. Não podemos mais aceitar atos hediondos como esse que, lamentavelmente, têm sido uma constante em nosso país.

As pesquisas e estatísticas realizadas por instituições competentes revelam que uma tragédia racial tem se acentuado nos últimos anos. O Atlas da Violência 2020 aponta que para cada pessoa não negra assassinada em 2018, 2,7 negros foram mortos, sendo que estes últimos representam 75,7% das vítimas.

A taxa de homicídios entre negros chega a 37,8 a cada 100 mil habitantes, enquanto entre não negros esse número é de 13,9 para cada 100 mil habitantes. Em 2018, uma mulher morreu assassinada a cada duas horas em nosso país, totalizando 4.519 casos. Do total de mulheres mortas, 68% são negras. A taxa é quase o dobro quando comparada com assassinato de mulheres não negras.

Diante desses e outros dados alarmantes, não é mais possível fingir que o racismo e as desigualdades raciais não existem e persistem, no Brasil. É preciso combater o racismo estrutural incrustrado na conformação social da sociedade brasileira.

A denúncia do movimento negro e os dados estatísticos revelam a imbricação entre racismo, desigualdades e violência.  Uma situação que precisa urgentemente de uma forte intervenção do Estado e da retomada das políticas de igualdade racial que têm sido paulatinamente destruídas pelo atual governo.

Reconhecemos a força da população negra brasileira que, mesmo diante de tanta violência, continua resistindo com dignidade e lutando por seus direitos.

O Partido dos Trabalhadores se coloca, junto com o movimento negro e a população negra brasileira, como parceiro da luta antirracista.

Reconhecemos que as negras e os negros trazem consigo o desejo de liberdade de Zumbi de Palmares e de Dandara, símbolos da resistência, da luta contra o racismo, as desigualdades raciais, de gênero, de classe e toda e qualquer forma de opressão.

Expressamos a nossa solidariedade à família do Sr. João Alberto Silveira Freitas e a todas as famílias das vítimas de racismo em nosso país.

Precisamos urgentemente ser antirracistas. Basta de racismo!

Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT