Comunicado em defesa da democracia e da vida no Paraguai

O Partido dos Trabalhadores manifesta sua profunda preocupação pela escalada de violência no Paraguai.

Site do PT

Bolsonaro genocida

O Partido dos Trabalhadores manifesta sua profunda preocupação pela escalada de violência no Paraguai, iniciada no domingo após a forte repressão aos protestos populares contra a grave situação sanitária do país.

Ante as crescentes taxas de contaminação por Covid-19 e o colapso do sistema público de saúde, ainda mais evidente durante a pandemia, a população paraguaia saiu democraticamente às ruas para demonstrar seu rechaço à grande desigualdade social e econômica no país e exigir do governo, presidido pelo direitista Mario Abdo Benítez, mais investimento para a saúde pública, altamente ignorado pelo poder público, pedindo também a aquisição urgente de vacinas contra o coronavírus.

A repressão usada pelo governo contra pessoas que exerciam seu livre direito à manifestação gerou um conflito que resultou em morte e dezenas de feridos e presos, levando as e os manifestantes a pedir a renúncia do presidente e todo seu gabinete.

Neste momento, o governo Benítez une-se ao governo Bolsonaro como exemplos de gestões desastrosas e criminosas da pandemia, cujas maiores vítimas são as populações nativas, os mais pobres, os negros e as mulheres.

O PT condena a condução equivocada desta situação pelo governo paraguaio e expressa seu apoio às reivindicações populares e de partidos amigos neste momento de crise. Seguiremos juntos em sua luta por uma vida mais digna, justa e igualitária.

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

 

10 de março de 2021.

 

PT Cast