Cultura como política para mudar a cultura política

Publicação da Secretaria Estadual de Cultura do PT-SP (2017/2021)

Reprodução

O coletivo da Secretaria Estadual de Cultura do PT paulista  vem ao longo destes três anos forjando debates e reflexões acerca do entendimento da cultura como política,  para dentro e para fora do partido. Foram várias as iniciativas em que a presença da secretaria de cultura do PT paulista se tornaram marcos referenciais importantes, no entrelaçamento de conceitos sobre a cultura e a política  no estado de São Paulo e nas discussões nacionais. Contribuições que  ajudaram a construir o estreitamento de vínculos, entre os vários movimentos culturais ativos da capital paulistana e do estado de São Paulo. A secretaria atuou como artérias orgânicas na interlocução com a sociedade e o diálogo para dentro do partido.

Deste modo, o desejo de realizar esta publicação se tornou necessário e imprescindível para que  o setorial de cultura do PT estadual, se viabilize como sendo um polo de referência, de intercâmbio, reflexões e debates sobre as políticas para as artes, as culturas paulistas, com foco especial na expansão e no fortalecimento do circuito de debates locais e zonais. Intenta a dá a real visibilidade as ações do coletivo estadual, mas não somente isto, ser e ter o reconhecimento como instância de poder,  que promova e estabeleça políticas culturais para muito além das políticas dos eventos artísticos,  e  que as suas prioridades estejam fincadas, ligadas nas localidades, porque as pessoas, as diversidades culturais e sociais querem sentir e participar de eixos das inovações  clamadas pela população.

É,  desta maneira, portanto, que nasceu o desejo de uma publicação que , ainda que simples e singela, desse conta dos muitos desafios postos; sobretudo,  instar ao partido um maior nível de reflexão acerca da importância da cultura como política, para muito além dos discursos. Que as nossas práticas possam corresponderem às nossas expectativas. Esta publicação busca, em certa medida,   provocar perguntas. Uma delas: sobre o por quê que o PT perdeu parte de sua capacidade de atrair o campo cultural.