Do Alto da Favela para Toda Cidade  

“Afinal são nas comunidades e nas classes mais baixas que se encontram a força pra fazer uma cidade funcionar! Valeu!”

 

Por Álvaro Maciel

 

Benedita e Rejane do alto do morro do Vidigal convocaram o povo carioca a refletir sobre a possibilidade real da eleição de duas mulheres negras para comandarem a prefeitura do Rio.

Domingo (27), aqui no Rio, foi um dia de muito sol e praia. Benedita da Silva, candidata à prefeita do Rio, e Enfermeira Rejane, candidata à vice, iniciaram a campanha da Chapa PT/PC do B numa visita ao Morro do Vidigal. Segundo relatos de  alguns moradores a atividade foi um sucesso.

 

Pelo visto as pessoas se sentiram bastante acolhidas e respeitadas. Como afirmou a atriz Linn Falcão, moradora do Vidigal e, atualmente, comunicadora da TV Portal Favelas:

“Afinal são nas comunidades e nas classes mais baixas que se encontram a força pra fazer uma cidade funcionar! Valeu!”.

 

Realmente, ninguém mais do que a candidata Benedita da Silva sabe do que as favelas precisam. Ela passou grande parte de sua vida na favela do Chapéu Mangueira, no bairro Leme, onde foi alfabetizadora e membro diretora da Associação de Morares. Ela conhece muito bem a importância de projetos como os garis comunitários, pois nos territórios periféricos a coleta de lixo não é regular. Durante a visita, Benedita defendeu a cultura como força propulsora da economia e dos empregos.

 

“As favelas produzem alegria, carnaval, música. Precisamos respeitar essa diversidade religiosa, em um estado laico, com liberdade para todos”, disse.

 

Duas mulheres comprometidas com as comunidades e com as políticas estruturantes para saúde, educação, assistência social e cultura; que reconhecem a necessidade de repensarmos a cidade; que sabem que é preciso dar um basta ao “não atendimento” às demandas dos territórios de favelas e periferias, onde moram as famílias mais pobres; que não aceitam a frequente ocorrência de falta d’água e a precariedade dos serviços mais essenciais, como o recolhimento o lixo.

 

No vídeo gravado no alto da favela Benedita da Silva destacou a força da relação entre Cultura e Turismo como vetores de desenvolvimento econômico social, seja através do carnaval, teatro, cinema… ou também através das folias de reis.

 

“É isso que nós estamos fazendo aqui nesse nosso primeiro dia de campanha. Esse é o nosso compromisso e é desse compromisso que nós iremos fazer essa cidade uma cidade mais feliz e por isso a gente está convocando a juventude, as mulheres negras, os homens negros, os trabalhadores e trabalhadoras e estamos chamando todos àqueles que amam a cidade do Rio de Janeiro que possam vir com a gente… esse é o Rio que nós queremos!” finalizou Benedita.

 

Deputada estadual pelo do PCdoB, Rejane está em sua segunda legislatura estadual e é engajada nas lutas da enfermagem desde a universidade.  Sobre a visitação ao Vidigal, declarou em suas redes sociais, em tom de comemoração, o início oficial e muito positivo da campanha!

 

“Vamos devolver a alegria a nossa cidade oferecendo à população do Rio de Janeiro o que ela merece!”.

 

A Enfermeira Rejane participou do debate público, nesta segunda feira (28) como vice-presidente da Comissão de Saúde, juntamente com a deputada Mônica Francisco, presidente da Comissão de Trabalho da Alerj.

 

Parabéns à coordenação da campanha da Chapa 13 pela maravilhosa iniciativa. Ao mesmo tempo parabenizo às lideranças do Vidigal, que ajudaram na organização local para que tudo ocorresse dentro do planejado.

 

(Fonte: relatos de moradores, página do PT, página do PC do B e Facebook).

 

 

PT Cast