Nota de pesar pelo falecimento de Kofi Annan

Confira a nota da secretária de Relações Internacionais, Mônica Valente

É com pesar que registramos o falecimento do ex-Secretário Geral da Organização das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2001, Kofi Annan. Ele dirigiu a ONU entre 1997 e 2006, um momento complexo, quando alguns tentavam preservar a unipolaridade do sistema internacional surgida com o fim da “Guerra Fria” sob hegemonia estadunidense. Além de ter sido um defensor permanente da paz, do multilateralismo e de ter promovido iniciativas e reformas importantes na ONU, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), durante seu segundo mandato manteve um diálogo frutífero com o governo do Presidente Lula e com nossa diplomacia liderada pelo Ministro Celso Amorim.

Os constantes contatos entre o Secretário Geral e o governo brasileiro naquela ocasião buscaram encontrar uma saída pacífica para evitar o ataque ao Iraque, contribuiu para a solução da crise venezuelana de 2002/2003 e possibilitou o desenvolvimento da campanha do “Fome Zero Internacional” proposta pelo Presidente Lula que, além de Kofi Annan,era também apoiada por estadistas como Jacques Chirac da França, Ricardo Lagos do Chile, entre outros, além de promover a participação de mais de cinquenta países numa conferência sobre este tema em Nova Iorque durante a Assembleia Geral da ONU de 2003. Líderes como Kofi Annan fazem falta no mundo de hoje, novamente ameaçado por medidas bélicas unilaterais.

Kofi Annan, presente!

Monica Valente