Nota sobre a morte da estudante brasileira Rayneia Gabrielle na Nicarágua

Confira a nota da Secretaria de Relações Internacionais

O Partido dos Trabalhadores (PT), através de sua Secretaria de Relações Internacionais, presta sua solidariedade à família e aos amigos da estudante brasileira, Rayneia Gabrielle, morta na Nicarágua e solicitamos às autoridades nicaraguenses a pronta apuração dos fatos que cercam este crime que vitimou uma jovem que nada tinha a ver com os conflitos locais.

Condenamos a violência onde quer que ocorra e renovamos nosso apelo pela restauração da paz na Nicarágua por meio da retomada da mesa de negociação já instalada, entre governo e oposição e sem pré-condições.

A paz e a reconciliação da sociedade nicaraguense somente será alcançada por meio do diálogo político entre governo e oposição sem ingerências externas. Conclamamos estes dois atores a cessar a violência e que as mortes lamentavelmente ocorridas até o momento sejam devidamente apuradas pela Comissão Nacional de Verdade, Justiça e Paz.

Mônica Valente
Secretária de Relações Internacionais