PT lamenta falecimento de Joaquim Piñero (Kima), dirigente MST

Companheiro de lutas, dirigente nacional do Movimento Sem-Terra, poeta, musico e educador, ele atuou na luta popular e em defesa da reforma agrária.

Arquivo pessoal

Joaquim Piñero durante encontro com Lula

O Partido dos Trabalhadores, lamenta profundamente o falecimento do nosso companheiro Valquimar Reis Fernandes, conhecido como Joaquim Piñero (Kima).

Companheiro de lutas, dirigente nacional do Movimento Sem-Terra, poeta, musico e educador. Nascido rondoniense, iniciou a luta pela terra, contra o latifúndio no estado de São Paulo, atuou em várias missões dentro e fora do Brasil na luta popular e em defesa da reforma agrária. Nos últimos anos chefiava o escritório do Rio de Janeiro.

Foi preso político por 6 meses na luta e resistência contra o latifúndio em 2000 no presidio de Itapetininga, no estado de São Paulo. Atuando, segundo reportagem da Folha de São Paulo destacou à época, como educador, onde todos os seus 45 alunos foram aprovados no exame supletivo e se comprometeram com a luta dos sem-terra.

Joaquim, a sua existência e exemplo de vida estará em nossas histórias das lutas da classe trabalhadora e campesina em nosso país. Sentimos muitíssimo a sua partida, ficam as muitas saudades!

As suas lutas não foram em vão, nelas seguiremos em sua memória. Que a eternidade lhe receba com júbilo nas mesmas alegrias e paixão que você nos demonstrou em vida e no companheirismo nesta terra.

Dedicamos toda a nossa solidariedade aos seus companheiros (as), amigos (as), familiares. Principalmente, à nossa companheira Karla Oliveira e suas filhas Anahi e Yara.

Joaquim Piñero, Presente!

Brasília, 12 de março de 2021